Salon: Shinedown remove o estigma da saúde mental e vício em 'Attention Attention'

Em entrevista ao site SalonEric Bass e Brent Smith falaram profundamente sobre o single 'Get Up', relacionamento com os fãs e sobre o estigma da saúde mental e vício.

Leia abaixo:
Para o álbum mais recente do Shinedown, 'Attention Attention', a banda de rock decidiu ser realmente pessoal, e nenhuma música é mais vulnerável do que "Get Up". O vocalista Brent Smith escreveu depois de ver seu amigo e colega de banda, o baixista Eric Bass, lutar contra a depressão clínica.



Em essência, a música lida com empatia. A letra de Smith reflete uma experiência compartilhada. Embora ele possa não ter sofrido as mesmas dificuldades que Bass com depressão, a dor pode - infelizmente - ser uma experiência humana universal e essa sensação de apoio incondicional e solidariedade para com seu amigo é o fator determinante por trás da música.

Notavelmente, "Get Up" não foi pré-planejado. Bass criou a música para isso e Smith não compartilhou a letra ou a motivação para a música até que ela fosse gravada. No entanto, Bass sabia imediatamente de quem era a música, quando Smith estabeleceu os vocais.

Em um breve intervalo da turnê mundial da banda, Smith e Bass falaram com Salon sobre "Get Up", saúde mental, vício e como mostrar a vulnerabilidade fortaleceu seu relacionamento com seus fãs.

Vamos começar falando sobre "Get Up". Conte-me sobre o single, a música e a mensagem.
Brent: Foi como um raio tivesse nos atingido com inspiração na época, porque eu tinha tanto medo de cruzar a linha da nossa amizade - porque eu nunca tinha feito algo tão pessoal antes em relação a mim e a ele - que eu não quis ofendê-lo. E eu não queria o aborrecer, porque eu o amo. Ele é meu parceiro, meu colega de banda e nós criamos juntos. Essa foi uma coisa muito pessoal que acabei de expressar para ele. E ele não ficou chateado. Eu estava com tanto medo de cruzar a linha com ele, mas Eric apenas removeu a linha.

Essa música foi uma inspiração para o resto das músicas que se tornou "Attention Attention". Quer dizer, "Get Up" foi um grande momento crucial não apenas para nós, mas apenas para fazer o álbum. Foi um momento muito poderoso.

Eric: Nós sentimos que "Get Up" basicamente desbloqueou esse álbum. Brent e eu tivemos conversas antes dessa música sobre alguns dos assuntos sobre os quais havíamos começado a escrever - que eram problemas de abuso de substâncias - e algumas das coisas que passamos juntos nos últimos dois anos, lidando com isso. e também com a minha depressão.

Nós desmoronamos e nos recompomos novamente. Resolvemos escrever sobre isso, mas foi preciso uma música como "Get Up" para fazer tudo dar certo. Aqui está algo que foi realmente pessoal para mim. Minha esposa, pessoas mais próximas da minha família e meus colegas de banda eram realmente as únicas pessoas que sabiam alguma coisa sobre meus problemas de depressão grave.

Nós tiramos as algemas naquele momento e dissemos: 'Vamos apenas escrever honestamente. Vamos escrever a história do que aconteceu nos últimos anos e fazer o álbum disso'. As pessoas vão se identificar com isso. As pessoas amam a honestidade, especialmente nossos fãs. Eles adoram o fato de que escrevemos algo que é tão pessoal, mas eles podem encontrar um pedaço deles em cada uma dessas músicas - especialmente uma música como 'Get Up'.

Eric, você já teve medo de deixar Brent escrever essa música ou falar publicamente sobre suas lutas? É uma posição muito vulnerável para se estar.
Eric: Certamente, é um lugar vulnerável. Eu não estava realmente com medo disso. Eu não sabia o que ia dizer para outras pessoas. Eu acho que mais do que qualquer coisa, mais do que estar com medo - eu sabia disso, porque ia vir à tona, que isso é o que eu passo e muitas pessoas passam pelas mesmas coisas - eu teria que envolver as pessoas na conversa. E eles iam me envolver em uma conversa, fazendo perguntas sobre isso. Estou sempre com medo de não ter a resposta certa para eles. Você sabe, porque eu não sou um terapeuta. Estou lidando com isso como eles também estão. E, então, realmente para mim, a única apreensão que tive com isso é: o que acontece se alguém realmente me procurar e estiver precisando de ajuda?

Eu nunca me preocupei com qualquer tipo de estigma ou qualquer coisa para ser honesto com você. Na verdade, foi um grande alívio poder articular algumas dessas coisas e conversar com as pessoas sobre o que eu tinha medo de falar com elas. Eu nem sempre tenho todas as respostas para eles, mas só de envolvê-los na conversa e ter um diálogo, mesmo que seja por três minutos em um meet and greet, isso realmente tem sido muito terapêutico para mim.

Eu quero falar sobre alguns trechos da música. "I'm on the bright side of being hell bent / So, take it from me, you're not the only one/ Who can't see straight." ("Eu estou do lado bom de ser muito determinado / Então acredite por mim, você não é o único / Que não consegue ver direito") Eles são muito poderosos.
Eric: Eles são na verdade alguns dos melhores da letra e são muito pessoais para mim.

Eu amo o fato de que Brent - quando ele escreveu a música - ele escreveu o primeiro verso realmente apenas sobre nós dois. E eu lembro que foi algo que realmente me agarrou e foi muito emocionante para mim, na verdade, porque desde o primeiro verso, eu sei que ele está escrevendo sobre mim quando ele está falando sobre "Clinging to the light of day" ("Apegando à luz do dia") e "Medication doesn't do much, it just numbs your brain." ("A medicação não faz muito, apenas entorpece seu cérebro"). Então quando ele diz, "Guess you might say I'm a little intense/ I'm on the bright side of being hellbent/ So, take it from me, you're not the only one/ Who can't see straight." ("Acho que você pode dizer que sou um pouco intenso / Eu estou do lado bom de ser muito determinado / Então acredite por mim, você não é o único / Que não consegue ver direito" Ele está falando de si mesmo.

Brent é um cara super-intenso e ele tem estado passado por coisas realmente difíceis. Ele está falando sobre lutar com seus problemas de vício e saber que ele tem que respeitar isso - assim como eu tenho que respeitar minha depressão. E é por isso que ele está diz: "You're not the only one/ Who can't see straight." ("Você não é o único / Que não pode ver direito"). Eu sei que não estou sozinho quando ele diz isso. Eu sempre amei essa frase na música.

Estou interessada se seu relacionamento ou sua conexão com seus fãs se fortaleceram ou se transformaram por causa da honestidade dessa música.
Brent: O mais incrível é que, seja alguém que tenha estado com a banda desde o primeiro álbum ou se descobriu quem é o Shinedown - especialmente com esse álbum, e essas músicas - o importante a se fazer, na verdade, é deixá-los falar. Nós escrevemos o material, mas queremos que eles possam falar sobre isso, porque eles podem nunca ter falado sobre isso.

Nós conhecemos muitas pessoas em turnê e muitas vezes elas só querem contar sua história ou o que elas passaram. E, realmente para nós, é sobre ouvi-los e dedicar o nosso tempo. Às vezes, nós nem temos que dizer nada para eles, porque eles falam sobre as letras e as músicas. Eles sabem que é extremamente genuíno de nós, porque não podemos extrair músicas do nada. Tem que ser real. Então, muitas vezes, basta permitirmos que eles falem. É isso que tentamos fazer como banda - e dar à eles um apoio- tanto quanto eles nos apoiaram.

Eric: O sucesso do Shinedown é exatamente o que Brent acabou de dizer, é o fato de ser honesto. Nós nunca inventamos nada. Esse também tem sido o sucesso do Rock 'n' Roll, e muitas pessoas dirão que o Rock está morto. Kurt Cobain também estava sendo brutalmente honesto - isso entrava nas pessoas. As pessoas se agarraram ao que ele estava dizendo. Shinedown é uma banda completamente diferente, então nós temos uma mensagem diferente. Mas não estamos escrevendo músicas para o clube - estamos escrevendo o que sabemos. Estamos escrevendo nossas experiências e realizando-as através da música. Se uma criança pode ouvir nossa música e dizer: "Ele está escrevendo sobre algo que ele sabe que viveu, e eu vivi a mesma coisa", isso lhes dá esperança.

O que você acha importante para as pessoas lembrarem e reconhecerem enquanto continuamos tentando remover o estigma em torno da saúde mental?
Eric: O importante para as pessoas lembrarem que nunca sofreram com qualquer tipo de depressão, TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), saúde mental, qualquer coisa assim, é que: As pessoas que têm o problema não sabem mais do que as pessoas que não têm. Você se sente triste. Você não sabe porque se sente triste.

Minha esposa, que graças a Deus não sofre com nada disso, está comigo há 24 anos. E ela até hoje não entende nada do que eu passei, mas ela entende que é real para mim. Quando ela vê que eu estou triste, ela não diz: "O que há de errado com você? Você não tem motivos para ficar deprimido!" ou começa a listar as razões pelas quais eu não deveria sentir o que sinto.

Não discrimine. Não importa qual seja a sua idade, raça, situação econômica social. Isso vai te derrubar e quando você estiver tendo um episódio depressivo ou triste, isso não importa. Nada disso importa. Você não pode nem mesmo dar às pessoas uma razão, porque você não sabe o motivo de se sentir assim. Essa é a coisa mais triste para o sofredor e a coisa mais frustrante para a pessoa que está o vendo sofrer.

É importante lembrar que eles não podem evitar isso e, pelo amor de Deus, a pior coisa que você pode fazer é começar a dar razões para que eles sejam felizes. Eles precisam procurar ajuda, precisam encontrar pessoas que possam ajudá-los nessa situação.

Nós só precisamos criar uma sociedade mais sensível - criar mais uma narrativa, mais um ambiente em que as pessoas sintam que podem conversar com alguém sobre isso. Eu sou a prova viva de que falar sobre isso - nem mesmo falar com alguém em particular - apenas articular o que eu estou passando me ajudou muito nos últimos meses. Eu posso realmente sentir a diferença.