Parade: Eric Bass fala sobre 'Get Up' e a conscientização sobre a saúde mental

Ontem, o site Parade, divulgou com exclusividade o 'Track X Track' de 'Get Up' e publicou uma entrevista com Eric Bass. O baixista conversou sobre a música 'Get Up', reação dos fãs/público, conscientização sobre a saúde mental e mais.

Confira:
O lançamento mais recente da banda multi-platina, Shinedown, Attention Attention, é cheio de bondade de rock de alta energia. Um excelente exemplo de sua música com um foco de mensagem é o seu single, "Get Up", uma música que se origina do carinho e do incentivo para quem lida com as dificuldades pessoais.

Escrito pelo vocalista Brent Smith, a música ganhou vida ao ver seu amigo, o baixista do Shinedown, Eric Bass, lidar com a depressão. Aqui neste vídeo e entrevista exclusiva, Brent, Eric e a banda compartilham a história por trás dessa música:
Eric: "Get Up" é a música que nos deixou saber o caminho deste álbum, foi a música que, pelo menos aos meus olhos, nos deixou bem em falarmos sobre nossos problemas.

Brent: Antes de cantar para ele e de finalizarmos. Eu disse que não sabia sobre o que escrever.

Então, eu acabei escrevendo sobre você (Eric) e estava morrendo de medo de que você pudesse ficar com raiva de mim porque não quis dizer... Eu não estava tentando pegar algo muito muito vulnerável em sua vida e eu não estava querendo te exibir, mas eu tive que escrever isso de um lugar real e é o que estava sendo dito para mim, acho que queria que fosse escrito.

E então, ele me disse "Wow, o que é isso?", eu olho agora e passei todo esse tempo pensando que meu amigo, membro da minha família, irmão, ficaria bravo comigo por descrevê-lo numa música e realmente deixar o mundo conhecer o seu modo complicado, mas você também é, realmente muito bonito em muitos níveis diferentes e é isso que faz de você ser quem você é.

Tradução da entrevista:
Shinedown escreveu "Get Up" de um lugar de vulnerabilidade e humanidade compartilhada. Por que você acha que é um foco importante?
Porque, colocando tudo isso lá fora, estamos dizendo: "Somos humanos. Nós nos esforçamos e lutamos todos os dias como você. Às vezes poderosamente." E mostrando nossas lutas e cicatrizes para nossos fãs e para o mundo todo, estamos deixando os que lidam com depressão ou abuso de substâncias saberem que não estão sozinhos. É importante para os membros da sociedade que não lidam com problemas de saúde mental entenderem que a depressão, ansiedade e coisas do gênero não são discriminatórias. Ela afeta pessoas de todas as idades, raças, gêneros e status socioeconômico. E quando você está vivendo com isso, sente o peso dessa tristeza e escuridão te pressionando e você não pode explicar a ninguém porque isso está acontecendo. É muito solitário.

Então, estamos aqui para dizer à essas pessoas: "Sim, eu sou uma estrela do rock. Sim, tenho um dos melhores empregos do planeta. Mas, assim como você, estou doente. Eu tenho depressão ou luto com o vício. Eu sei o que você está passando. Mas estou aqui para lhe trazer esperança." É por isso que é tão importante para nós mostrarmos nossa vulnerabilidade. Porque assim como todo mundo, somos humanos, não somos super humanos.



"Get Up" ajudou a moldar o caminho de 'Attention Attention'. A reação atendeu as suas expectativas?
A reação foi realmente incrível. Acho que as pessoas sentem a genuinidade da mensagem e a apoiam. "Get Up" foi realmente o nascimento do álbum 'Attention Attention'. Brent escreveu a letra sobre mim e minha luta contra a depressão e a ansiedade. Quando finalizamos "Get Up", sentimos que as portas emocionais estavam prestes a se abrir. De repente, foi bom para nós escrevermos sobre todos os nossos problemas e nossos demônios. A honestidade nesta música é evidente e é por isso que ressoa com todos que eu penso.

Sua música oferece esperança e encorajamento. Da forma que a mesma foi recebida, proveu esperança e encorajamento para você?
Foi uma das experiências mais terapêuticas da minha vida até agora. Pode parecer egoísta, mas consegui perder um pouco do peso que costumava carregar. Desde que a música foi lançada, eu tive muitos fãs conversando comigo sobre suas experiências com doenças mentais, e me perguntando como eu luto. Foi muito libertador. Isso me deixou menos envergonhado de mim mesmo. A capacidade de apenas abrir e falar sobre algo publicamente que eu mantive perto por tanto tempo tem sido fundamental. Isso realmente abriu meus olhos para o quão sufocado eu estava. Como pessoas, precisamos ter um diálogo melhor sobre o estigma associado a esses tipos de doenças. Chegou a hora das pessoas não se envergonharem ou ficarem com medo de pedir ajuda.

A conversa nacional sobre saúde mental e depressão parece estar crescendo, talvez não seja rápida o suficiente. Por que você acha importante desestigmatizar esses tópicos?
Porque isso é vida real e coisas da morte. Está acontecendo com pessoas que você conhece e ama agora. Infelizmente para eles, está acontecendo nas sombras, e eles estão com muito medo das consequências para dizer em voz alta: "Eu tenho um problema e eu não posso lutar sozinho." Especialmente as crianças, cara. Esses adolescentes são os únicos que partem meu coração. Há uma garota de 16 anos em algum lugar que está lidando com uma doença que ela nem entende ou talvez ela nem saiba que ela tem! Pense sobre isso. Deixe isso afundar por um minuto. Tudo o que ela sabe é que ela está sob muita pressão, está triste o tempo todo, não consegue sair da cama, as amigas dela não se relacionam com ela e os pais dela dizem que ela está "apenas passando por uma fase". Ela se sente sem esperança. Ela está com muito medo de pedir ajuda e decidiu que quer morrer. Uma jovem bonita com uma vida plena à sua frente quer se matar… aos 16 anos! E isso está acontecendo hoje, agora mesmo, na América.

Se nós, os músicos, os atores e atrizes, os atletas, as estrelas do YouTube e o Instagram, as pessoas que essas crianças acompanham, podem estar sofrendo com essas questões também, se pudermos encontrar a coragem de derrubar nossos medos, de mandar esse estigma para o inferno, fale sem vergonha e diga: "Eu sofro de depressão. Estou doente. Preciso de ajuda e não posso fazer isso sozinho", então, aquela garota de 16 anos pode saber pela primeira vez em sua juventude que não está sozinha. E ela pode procurar a ajuda que precisa.

Veja, se a depressão é o fogo da casa, então o estigma da doença mental é o peso do tornozelo de 80 libras que impede as pessoas de correr para fora do prédio em chamas. É a parte mais triste da história. Eles preferem se queimar vivos do que pedir ajuda. Quantas vidas poderiam ser mudadas ou salvas se as pessoas sentissem que poderiam pedir ajuda ao seu empregador ou professor sem medo de reação ou ridicularização? Isso mudaria toda a forma de como essas doenças são tratadas. Nós temos que mudar a narrativa e temos que fazer isso logo.

Você sente uma obrigação como banda, expor tópicos mais profundos ao público através de sua música? Ou é mais sobre evolução pessoal ou maturidade?
Nós sempre escrevemos o que sabemos. Nós não inventamos histórias ou algo assim. Nós sempre escrevemos músicas de um lugar muito honesto. Se durante esse processo podemos tocar em um assunto como fizemos com "Get Up", isso é incrível. No entanto, se você ouvir qualquer um dos nossos últimos, especialmente 'Attention Attention', acho que você vai descobrir que expor tópicos mais profundos se torna um subproduto dessa honestidade. Parece que sempre encontramos uma maneira de, sem querer, explorar as coisas pelas quais os outros estão passando. Nós nunca nos cansamos de ouvir os fãs nos dizendo como nossa música os ajudou. Até mesmo a salvar sua vida. E, ouvindo-os e conhecendo suas histórias, obtemos a evolução pessoal sobre a qual você perguntou. É algo mútuo. Nós colocamos nossa música no ar e parece sempre encontrar o caminho de volta para nós dez vezes! Eu juro que temos o melhor emprego do mundo.