Music Connection: Eric Bass fala sobre a produção do álbum 'Attention Attention'

Recentemente, o site Music Connection publicou uma entrevista realizada com baixista e produtor do álbum 'Attention Attention', Eric Bass.
Bass falou sobre como foi feita a decisão de produzir o álbum na íntegra, desafios que teve durante a produção, como se sentiu ao produzir "Get Up", música que Brent escreveu sobre a depressão do baixista e mais.

Confira:
Baixista com atuação na banda multiplatina, Shinedown desde 2008, Eric Bass produziu o último álbum da banda. Lançado pela Atlantic Records no dia 4 de maio, 'Attention Attention' estreou em primeiro lugar na parada de álbuns Top do iTunes e ficou em 5º lugar na Billboard 200. Entre as muitas músicas que ele produziu, "Cut the Cord" do Shinedown, que chegou ao No.1 no gráfico Mainstream Rock da Billboard em 2015 e ganhou 40 milhões de visualizações no YouTube. Ele produziu singles para sua banda e outras no passado, mas 'Attention Attention' representa o primeiro álbum completo produzido por ele.

Bass diz que a decisão de produzir o álbum na íntegra foi praticamente feita para ele. “Quando Brent [Smith] e eu começamos a escrever esse álbum, as demos assumiram uma personalidade sonora”, lembra ele. "Parecia que tinha um batimento cardíaco diferente e um pulso diferente das coisas que havíamos feito antes. Essa não foi minha decisão. Foi o universo fazendo sua própria escolha. Quando chegou a hora de fazer o álbum, o resto da banda disse: "Você precisa produzir isso."

"Eu tive uma conversa de negócios com Steve Robertson, nosso A&R", continua ele. "Ele perguntou: 'Por que você acha que deveria produzir?' Eu ainda estava resolvendo isso na época, mas havia dois pontos. Um, eu conhecia o escopo deste álbum; o que essas músicas queriam ser. Se eu não tivesse isso, eu não teria feito. E dois, eu prefiro ficar maluco tentando fazer isso sozinho do que ver alguém ficar louco tentando".

Como membro da banda, o perigo da familiaridade sempre se escondia abaixo da superfície. Felizmente, essas questões nunca se intrometeram na produção. "O único desafio que vi inicialmente foi que eu tive que pedir à banda para ser paciente comigo", Bass relembra. “Quando pedi à eles que tocassem alguma coisa ou saíssem da zona de conforto, havia uma razão para isso. Todos sabem que eu os respeito, mas tinha que ser dito. O outro desafio era que a maioria das bandas se beneficiava muito da opinião externa de um produtor - um ouvido externo. Essa é uma das razões pelas quais eu trouxe Doug McKean (Green Day, My Chemical Romance) para ser o engenheiro.”

Produzir “Get Up”, que foi escrita pelo vocalista Brent Smith, mostrou-se especialmente difícil para Bass porque enfrentou a questão da depressão do baixista. "Esse foi o ponto de virada do álbum", ele observa. “Trabalhamos na música por alguns dias. Muitas vezes Brent ia embora para trabalhar nas letras. Eu não ouvi falar dele por quatro ou cinco dias. Quando ele entrou, estava nervoso para me mostrar a música, porque era sobre a minha depressão, o que foi difícil para mim. Mas uma vez que foi feito, sabíamos que poderíamos escrever sobre os demônios que enfrentamos ao longo dos anos; Fiz tudo certo para fazer isso.

Como engenheiro, Bass é um grande autodidata, mas também aprendeu várias técnicas com amigos, principalmente Billy Howerdel, fundador do A Perfect Circle. Ele encontra novos talentos quando mergulha no Facebook, Instagram e outras fontes online. Bass ainda recebe músicas não solicitadas de todos os gêneros via mensagem direta. O primeiro single do Shinedown, "Devil", foi lançado no dia 7 de março e já conquistou quase cinco milhões de visualizações no YouTube. Bass produzirá futuros álbuns Shinedown se a escolha parecer certa no momento.

Três coisas importantes que ele aprendeu como produtor e engenheiro:
  1. O som é o chefe, ele vai deixar você saber o que ele quer ser, como ele quer respirar e fluir. Ouça e não tenha medo de admitir quando você estiver errado;
  2. As pessoas não ouvem com os olhos. Não deixe que os anunciantes o enganem pensando que você precisa de X, Y e Z (equipamento) para ser bem-sucedido;
  3. Ouça os álbuns para treinar seus ouvidos para saber quais são os sons bons e ruins.