BuzzFeed: Brent Smith fala sobre a evolução da banda ao lançar 'Attention Attention" #1

Recentemente, Brent Smith concedeu uma entrevista ao BuzzFeed, dividimos a mesma em duas partes e hoje vocês poderão conferir as perguntas e respostas sobre o novo álbum 'Attention Attention', importância sobre abordar assuntos como saúde mental, abordagem lírica e visual (contra-capa do álbum e música 'special'), diferenças entre o novo álbum e o penúltimo 'Threat To Survival' (2015) e mais.

Leia abaixo:
Por que foi tão importante para o Shinedown lançar um álbum conceitual que aborda coisas como saúde mental, normas sociais e a luta do espírito humano?
SMITH: Eu acho que nos últimos quatro anos e meio a cinco anos, a sociedade estava começando a preencher uma lacuna, e então de repente as pessoas se sentiram um pouco mais livres para falar sobre saúde mental. Eu não necessariamente gosto do termo doença mental porque eu sinto que a palavra doença é uma abordagem mais difícil, porque quando você pensa em uma doença, você pensa em "bem, este é o fim", e isso é o completo oposto do que 'Attention Attention' é. É uma história em que tudo acontece dentro de uma sala. Quando o álbum começa, você ouve esses passos e uma batida na porta, você ouve a porta se abrindo e a pessoa entrando, puxando uma cadeira, sentando e respirando fundo e então 'Devil' começa. Você está começando no lugar mais escuro possível. Mas você está percebendo que para sobreviver, não apenas mentalmente e fisicamente, você vai ter que enfrentar esses medos porque se você não encarar isso, nunca vai mudar e esses monstros em sua cabeça irão sabotar você e acabarão te matando. Esta é uma jornada na montanha russa psicológica de alguém, se você quiser, mas quando eu olho para cada música individualmente, vejo como ela é apresentada, tudo tinha que vir de um lugar muito real. Como você deve saber sobre mim, eu tenho um passado muito sombrio em relação ao abuso de substâncias e é algo que eu vou lidar com o resto da minha vida, mas eu não falo sobre a minha sobriedade a menos que me perguntem sobre isso porque eu tenho que viver todos os dias um dia de cada vez. Eu acho que muitas pessoas são assim porque se você começar a pensar muito à frente, começará a entrar em pânico. Eu tenho que dizer às pessoas às vezes se elas me perguntarem, eu vou ser muito direto com elas e dizer 'Eu não usei drogas hoje, eu não bebi hoje, não tenho ideia do que vou fazer amanhã'. Não posso viver assim, tenho que levar um dia de cada vez.

Houve algum momento em que todos vocês achavam que poderiam estar se aprofundando demais ou cruzando a linha, escrevendo e cantando sobre o estado mental humano?
Acho que se alguma vez houve um ponto entre mim, Eric, Zach e Barry, em que estávamos com medo de cruzarmos a linha um do outro, quando 'Get Up' foi escrita a linha foi removida. Foi a música mais difícil de escrever porque eu não sabia se iria ofender meu amigo. Mas eu tive que escrever sobre o que a música estava me dizendo para fazer e como eu estava pensando em relação a isso. Eu escrevi essa música sobre Eric porque ele lida com algo que ele não tem vergonha de ser direto com as pessoas. Ele lida com depressão e algumas pessoas podem dizer que é clínico, mas o fato é que ele lhe diria que se ele pudesse abrir um pequeno buraco em sua cabeça e se ele pudesse entrar em seu cérebro e pegar aquela parte dele e puxar para fora, ele faria. Há alguns dias quando ele se levanta, pode estar chovendo lá fora com tempestades e trovões, ele pode estar no melhor humor e, às vezes, fica triste. Não é porque ele quer ficar triste, é como ele se sente naquele dia. É algo que ele ainda tem que estar confortável em sua própria pele e eu o vi crescer com o jeito que ele se comporta. Com esse álbum, ele foi muito, muito direto com a forma como foi apresentado ao mundo, eu sei que muito mais pessoas conhecem a história de "Get Up" e eles não têm medo de abordar Eric para falar com ele sobre isso, porque eles não se sentem mais sozinhos desde que ele tem sido tão aberto sobre o que ele passa. Acho que as pessoas ficam com medo de chatear alguém quando falam sobre o que estão lidando psicologicamente, porque não querem incomodar alguém ou não querem que alguém se sinta mal. Eu não acho que as pessoas devam ficar quietas por causa disso. Às vezes você não precisa cuidar do seu próprio negócio, se precisar intervir ao perceber que alguém precisa falar sobre isso, você deveria fazer isso.

Parece haver tantas abordagens líricas diferentes em 'Attention Attention'.
É apenas a dinâmica através de todo o álbum, como 'Monsters' é uma música sobre mim porque eu tenho esses demônios na minha cabeça que quando você está falando sobre drogas e álcool para mim, esses caminhos no meu cérebro já foram pavimentados. Eu não posso sair hoje à noite e pensar que, se eu beber seis doses de Jack Daniels e eu ter um grama de cocaína, isso será diferente de todas as outras vezes que eu acabei na cadeia ou eu ateei fogo no bar. Apenas o homem louco que se esconde lá, por toda a bondade que está em meu coração, aquele cara ainda vive em mim e se eu deixar, ele vai sabotar tudo. E eu acho que é o entendimento em uma música como 'Monsters', para mim eu tenho que ser direto com o público e ser muito próximo e dizer: "Meus monstros são reais e eles são treinados como matar". Também tem outros elementos do álbum e porque eu acho que tantas pessoas gravitam em torno da esperteza e da simplicidade de algumas delas, e então da arquitetura do jeito que nós construímos as faixas, como os vocais soam e como nós pisamos tudo em tantos níveis diferentes.

O álbum termina de uma maneira bastante interessante.
Uma das minhas músicas favoritas na gravação foi o final do álbum que é 'Brilliant', que acho que é a maneira mais legal que poderíamos ter terminado esse álbum, porque o final do álbum não é realmente um fim. Este é apenas o próximo passo para a próxima jornada. Os três últimos álbuns terminaram com baladas, e é legal como essa música começa onde as pessoas pensam 'Ah, eles vão fazer o jeito típico do Shinedown, terminar o álbum com uma balada'. De repente, é apenas a mais louca, exagerada e emocionante viagem no final do álbum que poderíamos dar ao público e mandar todo mundo embora. Além disso, queríamos terminar a história com uma nota alta que faria as pessoas quererem recomeçar o disco novamente.

'Attention Attention' é um trabalho brilhante profundamente confessional. Houve algum assunto que você sentiu "duvidoso" sobre como abordar? Quero dizer, o artista deveria se preocupar em ver muito de suas almas em sua escrita e gravação?
Acho que o ponto de interrogação veio em relação à música 'special', porque no refrão diz muito, muito claramente "Pare de esperar seus quinze minutos de fama porque você não é especial. Eu não estou tentando atrapalhar o seu desfile, mas você não é especial. Eu não estou tentando te derrubar. Eu não estou tentando parecer tão ineficaz, mas você não é especial." Eu acho que houve preocupação sobre como o público iria aceitar essa música e/ou não aceitar isso? A realidade da música é que você não é especial e nem eu. Ela está colocando todos no mesmo campo de jogo, deixando todos saberem que não há uma pessoa, homem ou mulher, jovem ou velho, preto ou branco, qualquer que seja sua religião - estamos todos no mesmo campo porque somos todos parte da humanidade e não quero que as pessoas percam isso de vista. Uma das dinâmicas para isso é também se você olhar para o verso do álbum, todas as outras músicas são maiúsculas e "special" não, há uma razão para isso. Todas estão sendo colocadas no mesmo nível. Eu acho que é uma música importante em muitos níveis diferentes, porque mesmo na ponte dessa música, onde eu digo "Nós todos vivemos para amar, todos nós desmoronamos / Nós todos iríamos para a guerra pelos fracos / Em vez disso nós somos condescendentes / Não há finais felizes / Eu não vou prender minha respiração / Eu não vou lançar uma dúvida / Eu nunca te venderia, mas eu darei a você uma última chance de possuí-la / Porque você não é um Deus ou um poeta". Eu acho que foi uma daquelas músicas em que não estamos tentando dar sentido ao ouvinte, mas o que estamos tentando fazer é conscientizar a todos que somos humanos. Todos nós temos sentimentos e todos nós vamos ter opiniões, mas ao mesmo tempo estamos todos juntos neste planeta e ainda precisamos nos respeitar. Acho que estar preocupado em compartilhar muito é para o artista decidir, não posso dizer a outro artista o que fazer, só posso fazer o que faço e o que fazemos como banda. Eu nunca acho que você deveria se censurar. Se você acredita e é quem você é, então faça. Faça barulho, tenha orgulho e não recue!

Podemos falar mais especificamente sobre os dois primeiros singles do álbum? "Devil" acumulou um número surpreendente de sete milhões de transmissões (até à data) e é o seu 12º single No. 1. Você mencionou que a música se concentra no medo dentro de si mesmo e no mundo ao seu redor. Por que você acha que essa mensagem particular ressoa com tantas pessoas?
Acho que é a representatividade 'O que há por trás da cortina? O que há embaixo da cama? Você acredita no bicho-papão?' O fato é que não há ninguém atrás da cortina e não existe o bicho-papão, é você. Você é seu próprio pior inimigo e você tem que ser capaz de assumir o controle psicológico às vezes porque, como na música “Devil”, todo refrão, exceto o último, diz “O diabo está na sala ao lado”, já no último refrão "O diabo está ao seu lado".

Além de apresentar uma mensagem positiva, “The Human Radio” está se tornando mais um dos seus vídeos mais assistidos do YouTube. É um ótimo vídeo, mas não é muito chamativo com toneladas de sinos e assobios. O quanto a banda está envolvida na evolução dos vídeos, como “The Human Radio?” Muitos artistas minimizam a importância dos videoclipes. Por que você acha que eles ainda são uma ferramenta tão valiosa para uma banda ou artista solo?
Para nós, é muito importante, especialmente com este álbum, cada música vai ter um vídeo, porque não só vamos contar a história, que já temos com o lançamento de 'Attention Attention', vamos contar visualmente. Acho que os videoclipes sempre serão algo que as pessoas querem ver, às vezes você ouve uma música e se pergunta: "Qual é o visual para isso?" Também permite que o ouvinte e o fã conheçam você, e assistam à sua evolução. No ano que vem, vamos completar duas décadas na Atlantic Records e se você voltar ao nosso primeiro vídeo e for ao último vídeo que fizemos, que foi The Human Radio", há uma grande evolução lá. Eu acho que é uma jornada, é um registro instantâneo no tempo, mas eu acho que é extremamente importante que todas as bandas tenham um visual não apenas de si mesmas e de seu crescimento, mas também de sua música. Eu acho que isso é extremamente importante.

Para aqueles poucos fãs de rock que talvez não tenham escutado “Attention Attention”, mas são grandes fãs de “Threat To Survival”, como você explicaria as diferenças e as familiaridades entre eles?
"Threat To Survival" é muito interessante porque tive uma recaída durante esse álbum com substâncias e caí da graça. Eu sempre disse que às vezes você tem que cair em um buraco para descobrir como sair dele. Mas eu tinha caído durante o processo de composição daquele álbum e então tive que passar por uma abstinência de dois anos e meio na estrada durante esse álbum. O interessante na dinâmica de "Threat To Survival" e “Attention Attention” para mim é que tecnicamente “Attention Attention” é o primeiro álbum que não só eu escrevi, mas também gravei sóbrio. Há uma pessoa realmente especial na minha vida que me disse algo há alguns anos que foi muito profundo, e eu a mantenho comigo diariamente porque é importante para mim. Ela disse: "Você é muito mais perigoso quando está claro e sóbrio, porque esse outro cara, ninguém gosta dele." Eu acho que é a mudança em "Threat To Survival" e agora. É como ser uma fênix, você pode sair das cinzas se realmente querer.

Será que o sucesso de "Attention Attention" significa que o álbum “conceito” de Rock não está “morto” e eles ainda são incrivelmente comercialmente viáveis?
Nós realmente não chamamos isso de um álbum conceitual, nós chamamos de álbum de história. Não é um álbum conceitual tradicional porque, com isso, eu penso em "Operation: Mindcrime" do Queensrÿche ou até mesmo "The Wall" do Pink Floyd que existem personagens e lugares bem específicos e coisas dessa natureza. E é muito aberto. "Attention Attention" é sobre o indivíduo porque, como eu disse, o álbum todo acontece dentro de uma sala em uma cadeira, então eu quero que o ouvinte se coloque naquela sala e cadeira. Eu descrevo mais como um indivíduo, de modo que não há nenhuma definição específica de "É um homem? É uma mulher? É uma criança? É uma pessoa idosa?” Poderia ser qualquer um. É mais um álbum de história em oposição a um tipico álbum conceitual. A coisa sobre nós é que, mesmo quando a indústria muda e a forma como as pessoas consomem música é muito mais sobre gratificação instantânea, também levamos quase vinte anos para sermos capazes de escrever um álbum dessa magnitude. Nós não poderíamos ter feito isso cinco, até dez anos atrás, porque não estávamos prontos. Estávamos prontos em 2017 para 2018. É por isso que o álbum, na minha opinião pessoal, é tão forte quanto é, mas acho que depende do artista e de como você está se apresentando ao público. Eu sei que muitas pessoas falam que a duração da atenção é menor, mas acho que é mais curto se a sua música for uma droga. Isso não é exatamente o que fazemos, trabalhamos muito para analisar o escopo e observar a magnitude do motivo pelo qual o que estamos dizendo nesses álbuns é relevante e porque sentimos que isso é necessário e urgente. Eu acho que se você tem algo atraente para dizer e é realmente atraente para um público mais amplo, então as pessoas vão ouvir. Se é algo que soa como chamamos de "chiclete", então é como o chiclete, você vai desembrulhá-lo, vai mastigá-lo por cerca de dois minutos, e então ele perde o gosto e você acaba cuspindo. E isso não é o que fazemos.