10 anos de 'The Sound of Madness' Pt.1

Na semana passada (24), o terceiro álbum de estúdio do Shinedown, 'The Sound of Madness' comemorou 10 anos de lançamento. Para celebrar e relembrar a história, o site Loudwire publicou uma matéria que conta com uma entrevista exclusiva feita com o baterista Barry Kerch e trechos de uma entrevista que o site Always Acoustic realizou em 2008 com o vocalista Brent Smith.

Dividimos a matéria em duas partes e hoje, vocês poderão conferir a tradução da primeira parte que relembra o processo de composição e produção, momentos difíceis que a banda enfrentou e a formação da banda com o guitarrista Zach Myers e o baixista Eric Bass:
No início dos anos 2000, Shinedown surgiu como uma das jovens estrelas do rock, apresentando a estreia de venda de platina, Leave a Whisper, e continuando com a venda de ouro, Us and Them. Embora parecesse uma carreira sólida com o sucesso no rádio, as coisas pareciam menos garantidas para a banda, considerando o que estava acontecendo nos bastidores para a criação de seu terceiro lançamento, The Sound of Madness.

Sendo empurrado inicialmente para uma rápida reviravolta de seu terceiro álbum pela sua gravadora, o vocalista Brent Smith recusou trabalhar sob restrições de tempo, sentindo-se nada menos do que feliz com a experiência durante seu segundo álbum, Us and Them. A gravadora cedeu, concedendo a Smith o tempo que ele queria enquanto a banda começava The Sound of Madness no início de 2007. Acontece que o tempo era necessário, já que Shinedown estava passando por algumas mudanças internas significativas. A vida de turnê tinha cobrado seu preço. O baixista Brad Stewart ficou insatisfeito, enquanto Brent e o guitarrista Jasin Todd tiveram problemas de abuso de substâncias. Brent soube que ele iria se tornar pai e tomou a decisão de largar o seu vício em drogas. Enquanto isso, nos bastidores, Shinedown tomou a decisão de seguir em frente sem Todd. Um anúncio público veio em abril de 2008, pouco depois do guitarrista ser preso em Jacksonville, acusado de intoxicação desordenada e de resistir a um policial, embora a decisão de se separar de Todd tivesse surgido antes da declaração pública.

Então, quando o processo de composição começou para o novo álbum, Brent e o baterista Barry Kerch continuaram sendo os dois remanescentes. Em nosso bate-papo com Kerch sobre o décimo aniversário do álbum, o baterista relembrou: "Para ser honesto, eu estava me segurando pela vida. Acho que todos nós estávamos... na época estávamos honestamente desmoronando. Brad tinha saído. Jasin chegou ao estúdio para gravar The Sound of Madness conosco, mas então seus problemas superaram sua capacidade de fazer o álbum também, então foi Brent e eu nos olhando, tipo, 'OK, nós temos um vocalista e um baterista, como vamos fazer isso?'"

Ele continuou: "Ao mesmo tempo, Brent estava prestes a ter seu filho e ele estava passando suas coisas com drogas e álcool, então foi uma época muito difícil, mas acho que o que estava nos mantendo juntos era que sabíamos que estávamos em algo muito especial".

Brent, estava lidando com muitas mudanças em sua vida, canalizou algumas de suas experiências para o que é indiscutivelmente suas gravações mais pessoais até hoje. "Quebrei muitas barreiras neste álbum e fui muito mais contundente", afirmou Smith em uma entrevista de 2008 com o site Always Acoustic. "[Eu] pude discutir não apenas meus problemas pessoais, mas as coisas que estavam acontecendo ao meu redor e ser muito franco sobre isso. Eu sou conhecido no passado como um indivíduo que meio que pinta quadros com suas palavras." O vocalista acrescentou: "Queremos nos esforçar o máximo que pudermos para não apenas sentir como se estivéssemos fazendo o que precisamos fazer como artistas, mas para as pessoas que precisam ouvir o crescimento na banda e esperamos que eles ouçam isso."

Kerch nos disse: "Você podia sentir isso. Havia uma vibe. Para mim, mesmo antes de eu estar na banda quando era chamado de Brent Smith Project e eu estava fazendo testes, fiquei atraído por ouvir as demos com a voz de Brent e você sempre ouvia a convicção na voz dele. Quando ouvi as demos para o que se tornou The Sound of Madness, pensei: 'Meu Deus, tem aquele cara, aquela voz pela qual me apaixonei.' E havia essa angústia e apenas algo que ouvi em sua voz, onde eu disse: 'Ah, tem aquele cara de novo'. Isso só faz minha pele arrepiar de felicidade por saber que ele está cantando do mesmo jeito nesse álbum."

Para o álbum, a banda se juntou ao produtor Rob Cavallo, que até então era conhecido por seu trabalho com Goo Goo Dolls e Green Day. Com The Sound of Madness sendo mais da jornada pessoal de Smith, o produtor ajudou Brent a trazer sua convicção para o primeiro plano. Kerch relembra: "Duas coisas em que Rob é realmente bom são guitarras e vocais. Ele consegue gravar a emoção de uma voz e grandes guitarras. Isso não torna a bateria e o baixo secundários de forma alguma, mas é isso que se destaca" ele acrescentou: "Rob Cavallo tem um som e quando ele está lá, ele tem esse som e é exatamente o que precisávamos. Precisávamos de alguém que tomasse o Shinedown de Leave a Whisper e Us and Them, que era meio desarticulado ou apenas jovem, e ele foi capaz de nos levar ao próximo nível".

Quanto à banda, Smith e Kerch permaneceram, mas o resto do álbum foi gravado com a ajuda do baixista Chris Chaney (Jane's Addiction) e dos guitarristas Tim Pierce, Dave Bassett, Bobby Huff e Dale Oliver, enquanto o arranjo foi pelo aclamado David Campbell e o teclado por Jamie Muhoberac. "Estávamos apenas pensando em como iríamos fazer esse álbum", diz Kerch, explicando que a programação da turnê se juntou mais tarde. "Esses caras arrebentaram no estúdio, mas a turnê surgiu depois que o álbum foi feito, quando também formamos o banda."

Saindo das sessões, Smith estava radiante sobre o que havia sido criado. "Eu acho que finalmente, pela primeira vez na minha vida, eu abri a porta que eu tinha medo de abrir liricamente sobre a maneira como eu me sentia sobre muitas coisas e acho que as pessoas se identificam com isso", disse o vocalista ao Always Acoustic. "Eu sonhei em ser músico, performer, compositor, cantor toda a minha vida, ainda acordo todos os dias, me olho no espelho e digo a mim mesmo: 'Tudo isso pode acabar amanhã', então eu dou toda a glória para os fãs e as pessoas que apoiam."

Tendo que ter certeza de que eles tinham uma banda para sair em turnê, após o lançamento do álbum, Nick Perri de Silvertide, que eles conheciam da turnê, entrou como guitarrista. Zach Myers, que já havia feito parte da banda, se tornou seu guitarrista e, eventualmente, passou a ser o principal guitarrista quando Perri saiu da banda. E Eric Bass, que a banda conheceu em um estúdio, foi a escolha para ser o baixista.

Kerch relembra: "Zach tinha participado da banda quando Jasin e Brad ficaram em casa pois seriam pais, e ele fez um ótimo trabalho, foi bem equilibrado e ele é um ótimo guitarrista, então realmente se tornou um grande guitarrista para a banda. E durante o processo de composição do The Sound of Madness, fomos para Charleston (Carolina do Sul) para o estúdio de Eric, porque Eric era um produtor antes disso e fomos ao seu estúdio para escrever um pouco, e as coisas estavam desmoronando para nós e se transformando em um pesadelo, inicialmente Eric disse '"Eu não quero fazer parte disso. Esses caras são loucos". Mas durante o avanço que estava sendo feito, nós imploramos: "Por favor, venha e faça um teste conosco", e ele veio e funcionou perfeitamente. Agora, dez anos mais tarde, não poderíamos estar mais felizes. Somos realmente um banda de irmãos".

Com a banda montada, Shinedown lançou The Sound of Madness no dia 24 de junho de 2008 pela Atlantic Records e viu seu retorno sólido como seu single "Devour" alcançando o número 1 na parada de Rock Mainstream. A música teve inclusão em videogames (EA Sports Madden NFL 09, Rock Band), televisão (WWE Night of Champions, Real World/Road Rules Challenge) e filme (The Final Destination).