Zach Myers fala sobre paternidade, carreira, turnê e mais

O site The Aquarian realizou uma entrevista com o guitarrista Zach Myers que falou sobre o seu primeiro filho, Oliver Levon, início da sua carreira como guitarrista/compositor, atual turnê Carnival of Madness, processo de gravação do álbum 'Threat to Survival' e mais.

Confira a tradução:
Eu aprecio o tempo que você tirou para falar comigo hoje. Eu sei que vocês estão ocupados em turnê...
Desculpe o atraso. Tivemos uma reunião da banda ... Nós nos damos muito bem, como, provavelmente, mais do que qualquer banda que eu já vi, mas temos estas reuniões uma vez, talvez, a cada dois anos, em possamos resolver tudo, como juntar tudo o que quer jogar fora. Isso é o que estávamos fazendo, peço desculpas por isso.

Completamente compreensível, não há problema. Então você teve um bebê recentemente, parabéns!
Muito obrigado. É a coisa mais emocionante que eu já fiz. Meu bebê está aqui comigo agora. O que é louco, meu filho, Oliver, dorme muito... ele é o melhor menino no mundo. Ele vai para a cama às 11 horas e dorme até 10 horas da manhã. Ele é bastante surpreendente. Eu sou muito calmo e ameno temperado, e minha esposa é o mesmo, então eu acho que ele conseguiu isso de nós. Nossa casa não é barulhenta, não temos costume de receber visitas. Então, ele está descansando o tempo todo.

O Brent te deu algum conselho sobre a paternidade?
Brent e Barry, ambos me deram bons conselhos como pais. Os dois são pais. Eles tinham vários conselhos. Eu acho que o melhor conselho é apenas para aproveitar. Estamos na estrada e temos sorte de ter proporcionado a nós mesmos este luxo de ser capaz de ter as nossas famílias por tanto tempo assim. Neste verão, eu vou ter o meu próprio ônibus onde estarei com a minha família. Por isso é bom ter isso, mas quando ele não está comigo, eu definitivamente sinto falta. FaceTime é um salva-vidas.

Você cresceu em Memphis, quando foi que você escolheu a guitarra?
Eu escolhi a guitarra quando eu tinha 13 anos. Eu ganhei uma guitarra no meu aniversário de 12 anos, mas eu realmente não toquei. Eu comecei a tocar.... Quando estava em torno de 13, e depois tive o meu contrato de gravação, quando eu tinha 14 anos.

Altamente incomum ter um contrato de gravação com essa idade, não é?
Quero dizer, eu não sei como é incomum... Eu acho que não um monte de gente teve (risos). Mas vou dizer que foi provavelmente a única coisa na minha vida eu tive meio rápido. Eu não era muito bom em qualquer outra coisa. Eu fiz Tae Kwon Do, Karate e coisas como uma criança... Eu jogava beisebol e basquete, mas esta foi a única coisa que consegui rápido, definitivamente me senti tendo um chamado.

Quando é que a composição começou para você? Foi difícil levar a sério com essa idade?
Eu tinha uma carreira fazendo isso, mas eu definitivamente não teria olhado para mim como um compositor na época. Acho que fui mais que apenas um garoto que queria tocava guitarra, porque naquela época você tinha todas essas crianças... você teve Jonny Lang, Kenny Wayne Shepherd, você tinha todas essas crianças que estavam fazendo a mesma coisa que eu estava fazendo. Eu era uma das últimas crianças a fazer isso, então eu definitivamente me olhei como compositor como eu faço agora. Eu estava mais como... eu escrevia... mas eu não era um compositor. Comecei a compor, de verdade, muito mais tarde. Provavelmente aos 19 anos, é quando eu queria sair e começar a escrever músicas.

Então, você está em turnê com o Carnival of Madness e você também tem seus projetos paralelos que são mais discretos. Você prefere os locais menores, ao contrário dos grandes locais que toca, ou vice-versa?
Sim, eu amo os dois. Tenho tudo que eu preciso de ambas. É... com Shinedown você começa o grande show, os grandes momentos, você tem a pirotecnia, e então quando nós começamos a fazer um show acústico, é muito íntimo. Sou eu, Justin, Zack e Chris Allen. É bem calmo. É mais como bar em estilo de casa de café, com 300-500 pessoas, e na maioria das vezes nós começamos a tocar sentados. É quase como um contador de histórias com um show acústico... que é exatamente o que é. É muito bom para chegar a contar histórias e cantar músicas que não consegue fazer em um show do Shinedown. Há um monte de músicas Shinedown que não toco ao vivo que são algumas das minhas favoritas que eu costumo apresentar.

Quais são as suas favoritas para tocar ao vivo?
Com Shinedown, ultimamente, tem sido "I’ll Follow You"... Tem sido muito divertido e alguns dias nós colocamos "Amaryllis" na setlist, e tem sido muito divertido, também.

Agora, você foi capaz de equilibrar seus projetos paralelos com as exigências da Shinedown...
É, obviamente, Shinedown vem em primeiro lugar, e quando eu faço a outra coisa no sentido contrário, acaba existindo um equilíbrio. É acústico, super descontraído e tão diferente do que fazemos com o Shinedown. Então, sim, ele só acrescenta este outro aspecto a minha vida. Eu ouço mais estilos além do Rock. Eu escuto mais cantores e compositores. Basicamente, eu ouço mais James Taylor do que eu fazer qualquer outra coisa. Então, isso chega a deixar as duas coisas bem divertidas para mim. Isso é uma bênção.

Quais guitarrista/cantores e compositores você ouve?
Cantores e compositores... tem esse garoto Noah Gundersen, que eu gosto muito, e acho que Rob Thomas do Matchbox [20], que é um amigo meu, é provavelmente um dos melhores compositores desta geração... mesmo com Adam Duritz do Counting Crows. Os guitarristas sempre foram Stevie Ray Vaughan, Hendrix, Freddie King, B. B. King... são meus quatro primeiros, com certeza. Eu costumava ouvir Blues.

Você consegue se lembrar de um momento específico que você percebeu que estava na estrada e pensou: "Uau, isso é muito legal"?
Nós tocamos "Amaryllis" na Rússia e essa música... o faz sentir Espírito Santo entrando em você, às vezes.... tipo, eu senti isso porque a platéia estava muito empolgada. Foi uma daquelas coisas assim. Eu acho que há momentos em que a platéia pode trazer para fora a música em você, você sabe o que quero dizer? Você não tem que estar tocando. Você pode talvez estar cansado de tocar a música, e a platéia faz com que você volte a ter uma apreciação por ela.

Estão falando que Lzzy Hale é uma ótima cozinheira. Ela tem preparado alguma refeição no ônibus de turnê para vocês?
(Risos) Eu nunca tive uma refeição feita pela Lzzy Hale... Eu não sei. Barry é um ótimo cozinheiro também, então estou entre os dois -- e eu cozinho muito em casa e Eric também.Temos um chef aqui, quando estamos em turnê e nossa própria empresa de catering, teremos coisas na cozinha todos os dias talvez por isso que ela e Barry podem chegar lá e fazer como um episódio de Chopped ou algo assim (risos).

Você pode falar um pouco sobre o processo de gravação de 'Threat to Survival'?
Sim... foi o mais divertido que já tivemos, e eu não estou dizendo isso... porque cada vez que alguém lança um novo álbum, fala "Oh, é o nosso melhor álbum." Isso realmente foi o mais diversão que já tivemos. Nós todos não estávamos no mesmo local. Tivemos quatro produtores diferentes, então Barry esteve em um estúdio trabalhando em uma música totalmente diferente ou conjunto de músicas, e então eu em outro estúdio fazendo guitarras. Foi muito bom ter isso, porque não estávamos todos sentados na mesma sala durante seis meses, fazendo escolhas, julgamentos... Então, sim, tivemos várias coisas muito agradáveis para fazer e ter esse tipo de espaço um do outro... e então você entrar e você ouvir o que Barry, Eric, Brent fizeram, "Uau, isso é realmente bom!"... Eu não estava lá para testemunhar isso e depois quando juntamos tudo, fica pronto. É incrível. Por isso, foi muito divertido neste aspecto.