Música Destaque: Cut the Cord

Realizamos em nosso site, um especial chamado Música Destaque no qual publicamos curiosidades das músicas do Shinedown.

Os nossos especiais são realizados com os singles lançados da banda, somente duas vezes realizamos com as músicas que não foram lançadas como singles, sendo elas em nosso primeiro aniversário (2012) e e em uma edição de Natal (2013).

Como de costume, realizamos uma votação entre os fãs para escolher qual seria o próximo especial, a votação aconteceu em nossa página no Facebook, as opções foram os três singles lançados do álbum 'Threat to Survival', Cut the Cord, State of My Head e Asking for It, e os fãs votaram usando as reações. O single mais votado foi 'Cut the Cord' e reunimos neste post as informações a respeito do mesmo.

Confira:
'Cut the Cord' foi o primeiro single do álbum 'Threat to Survival', lançado no dia 29 de junho de 2015, foi também a primeira música da banda em três anos;
Foi o 9º single da banda a alcançar o No. 1 na chart Billboard Mainstream Rock;
A música foi produzida pelo baixista da banda, Eric Bass;
Foi escolhida como tema do evento produzido pelo WWE, Hell in a Cell em 2015;
A letra foi composta pelo vocalista Brent Smith e Eric Bass;
Em abril de 2019, o single recebeu certificado de platina pela RIAA (Recording Industry Association of America - em português, Associação Americana da Indústria de Gravação).

CD Single:
Tracklist
1. Cut the Cord
2. Black Cadillac

O clipe foi dirigido por Darren Doane que já trabalhou em outros clipes da banda como Devour, Sound Of Madness, Bully, Unity, Enemies entre outros:


Com exclusividade, o canal da revista Guitar World no YouTube publicou um vídeo em que Zach Myers, ensina como tocar a música na guitarra:


Antes de iniciar a turnê do álbum 'Threat to Survival', Brent e Zach realizaram a habitual turnê promocional, realizando apresentações acústicas em rádios/programas. Confira abaixo a apresentação realizada na rádio 98 Rock Baltimore:

Em entrevista ao site Billboard, o vocalista Brent Smith contou um pouco sobre o single:
'Cut The Cord' é um alerta nos lembrando de que todos nós podemos controlar nosso próprio destino, encontrando a coragem e tenacidade para destruir tudo o que quer que seja que esteja nos detendo. O processo pode não ser bonito, ou perfeito, ou mesmo fácil, mas é absolutamente necessário. A música é brutalmente honesta e sem remorso, que é o que o Shinedown sempre foi.
Os membros Brent e Zach gravaram um documentário sobre cada música do álbum 'Threat to Survival' e acabaram falando sobre a mudança em uma palavra no refrão da música:

Zach: Vamos falar sobre a segunda música do álbum 'Threat to Survival', nosso primeiro single, Cut the Cord.

Brent: 'Cut the Cord' é sobre qualquer coisa em seu redor que possa ser uma influência negativa, algo que o detém. A ideia por trás disso é que se isso não for algo bom para você, então, deveria cortá-lo. Para mim, eu acho que... eu falo pensando no meu passado com o abuso de substâncias, coisas dessa natureza e momentos que fiquei para baixo. Eu me mantive focado em ficar limpo porque era algo que eu tinha que fazer por mim. E se você ouvir a música, no refrão a letra diz 'Porque a agonia não traz nenhuma recompensa, para mais um acerto, uma última pontuação. Não seja uma tragédia' - me desculpe - 'não seja uma vítima, corte o cordão', eu não sei nem as minhas próprias palavras.

Zach: Tecnicamente, você disse "tragédia" na demo.

Brent: Sim, eu disse "tragédia" na demo. Mas, enfim, o que isso significa é, algo negativo em sua vida que estaria o detendo, não é uma coisa boa, então corte o cordão.
Capa para facebook: