Live Metal: Entrevista com Barry Kerch











Antes de iniciar a turnê com o Three Days Grace e P.O.D, o site Live Metal realizou uma entrevista com o baterista Barry Kerch, o qual comentou sobre a turnê que iria começar, fãs, momentos engraçados da banda, novo álbum e mais.

Confira:
Com nove singles No.1 na parada de Rock da Billboard (incluindo os últimos cinco) e mais de 6 milhões de cópias de álbuns vendidos, o Shinedown é facilmente uma das maiores bandas do hard rock americano mais bem sucedidas da década passada. Porém, a sua real força, é como uma banda ao vivo, com um show que ficou maior e maior, uma vez que trabalhou em pequenos clubes, para maiores clubes, teatros, anfiteatros, arenas e estádios. Apenas alguns dias antes da turnê de inverno/primavera com Three Days Grace e P.O.D., o baterista Barry Kerch foi chamado para falar sobre essa caminhada e muito mais com Greg Maki da Live Metal.

A turnê com Three Days Grace e P.O.D. começa na sexta-feira. O que os fãs podem esperar para ver?
Eles podem esperar para ver um grande show de rock. Eles terão um tempo muito bom. Há um monte de surpresas legais. É a maior produção que fizemos como uma banda e é muito empolgante. Nós estamos começando agora com os ensaios. Nós realmente não temos visto o que Three Days Grace e P.O.D. estão preparando. Nós sabemos o que nós estamos. É um momento de diversão, os primeiros estágios de uma turnê, vendo como o show vai funcionar. Será definitivamente um grande show de rock e muita diversão.

Tem sido muito divertido de assistir Shinedown crescer ao longo dos anos, ver o show continuar ficando maior e maior. Como isso está sendo para você?
Para ser honesto, eu ainda me belisco todos os dias. Eu realmente faço isso. É ótimo pensar que, após 11 anos de banda, nós ainda estamos aqui, ainda em turnê, ainda escrevendo música e lançando álbuns. É absolutamente surreal e me sinto muito honrado por ainda estar tocando rock 'n' roll, especialmente nos dias de hoje, com o rádio do jeito que está agora, o rock não é exatamente a coisa mais popular. E é ótimo que, neste momento, agora, o Shinedown - nós estamos na melhor forma das nossas vidas, estamos na melhor fase de nossas vidas, nós estamos mais saudáveis que nunca. É uma coisa muito legal de dizer.

Você falou um pouco sobre como você está começando a ensaiar para os shows, mas o que são esses dias com a turnê chegando? Você está nervoso, animado?
Estou mais animado do que qualquer coisa. Felizmente, eu me livrei dos nervos, muitos, muitos anos atrás. Ainda fico com o nervosismo antes de eu entrar no palco. Para nós, é muito emocionante ser capaz de fazer os shows e ver como os fãs reagem a isso, porque tocamos essas músicas um milhão de vezes. Nós vivemos essas músicas, nós escrevemos essas músicas, nós conhecemos essas músicas melhor do que ninguém. Mas, para alguns fãs, é a primeira vez eles irão ver ao vivo ou a segunda ou a terceira ou a 10 ª vez. As pessoas pagam muito para ver um show de rock, eles pagam muito dinheiro para qualquer show. (E nós temos fazer o show) para o qual eles pagam. Nos orgulhamos dessa capacidade.

Como os shows estão sendo maiores e maiores, já aconteceu de você ter qualquer contratempo no palco ou algum acidente?
(Risos) Nós tivemos várias vezes, mas o que eu realmente tenho o que falar sobre isso? (risos) Há cada coisa que você pode pensar que já aconteceu conosco, como até mesmo se perder nos bastidores tentando encontrar o caminho até o palco. Isso já aconteceu e vai acontecer novamente. Faz parte da estrada. E também há equívocos. Já tivemos o nosso baixista pulando no dia que decidiu que não iria usar a roupa íntima, e ele estava no telão com galho e bagas para milhares de pessoas ver. Tudo acontece (risos) e isso vai acontecer novamente.

Three Days Grace acabou de perder seu vocalista. Eu não vou pedir para que você comente especificamente sobre essa situação, mas a partir de sua experiência, quais são os grandes desafios quando se tem alguma mudança na banda?
É difícil. Nós sofremos isso também. Tivemos um baixista e guitarrista novo em 2008. São coisas que temos que compreender, vejo minha banda mais do que minha esposa e filha. É um ambiente familiar e é difícil. Você fica em quartos pequenos por um bom período de tempo. Eu não tenho absolutamente nenhuma ideia, por isso não posso comentar sobre o que aconteceu com o Three Days Grace, mas eu posso imaginar que houve uma série de razões. Não é fácil, perder seu vocalista é uma coisa assustadora, especialmente para mim, porque eu sou sortudo e abençoado o suficiente para um ter vocalista que é muito diferente e tem uma voz incrível. E eu acho que é o mesmo para o Three Days Grace. Vai ser muito difícil para eles reconstruirem, no entanto isso já foi feito antes. O AC/DC fez isso, o Black Sabbath fez isso - existe muitas bandas que são capazes de substituir um vocalista - Iron Maiden fez isso também. Não é fácil. Desejo-lhes nada, além da melhor sorte. Especialmente nesses dias modernos, com meios de comunicações sociais, há tanta informação, e pode ser um grande obstáculo a se começar. Eu posso imaginar o que eles estão passando, e só estou aqui para apoiar. Eu sei que esses caras são conhecidos. E não sei muito bem, mas eu respeito o que eles fazem e sei que eles trabalham duro. Eu sei que eles estão passando por um momento muito difícil, e tudo que posso fazer é isso, apoiar.

Irá completar um ano desde que o Amaryllis foi lançado. Você ainda está feliz com a forma de como ele foi feito ou você é perfeccionista e sempre encontra coisas que você poderia ter feito de uma forma diferente?
Você sabe, eu nunca estou feliz com qualquer coisa. Eu sou totalmente um perfeccionista e há coisas que eu mudaria para sempre. Mas este álbum é provavelmente o mais próximo que eu fiz do jeito que eu realmente queria. O legal de se fazer um álbum é sobre o momento de sua vida. Isso é muito legal.

No ano passado, houve uma entrevista onde Brent disse que já havia gravado o material para o próximo álbum. Que tipo de orientação vocês estão seguindo com o novo material?
Isso é verdade. Temos uma grande quantidade de material. Eu não sei se já temos uma direção. São ainda os estágios iniciais. Eu sei que há algum material bom lá. Estamos tentando não fazer a pausa como fizemos no último. Há algumas músicas legais, há algumas pesadas, acho que alguma sobre angústia, e há as baladas. Há algo com a banda e sobre a nossa forma de escrever e falar sobre as coisas, nós não temos uma agenda. Nós não dizemos "Este álbum vai ter este conceito. Isto é o que vai ser." Nós somos do tipo que escrevemos sobre o que estamos passando. Alguns dias você está chateado, alguns dias você não está. Isso é realmente onde a música vem. Então, quando você finalmente escreve todas essas músicas -  e dizendo sobre o álbum, nós escrevemos 30-40 músicas - você escolhe as melhores, e depois você percebe onde o álbum está indo. Nós não temos uma ideia preconcebida de como o álbum vai ser e sobre como a vibe vai ser. É assim que a banda funciona. Algumas bandas gostam de fazer conceitos. Queensryche fizeram conceitos sobre os álbuns em toda a sua vida, e funcionou para eles. Mas não é o que fazemos.