BuzzFeed: Brent Smith fala sobre a evolução da banda ao lançar 'Attention Attention" #2

Publicamos anteriormente, a primeira parte da entrevista que o site BuzzFeed realizou com Brent Smith. Agora vocês também podem conferir a segunda parte na qual o vocalista comenta sobre o álbum 'Attention Attention', turnê com o Godsmack (a qual está acontecendo no momento), planos futuros e mais.

Leia abaixo:
Você chamaria 'Attention Attention' seu melhor álbum até agora?
Oh, de longe. Até agora, sinto que essa é a maior conquista da banda. O que é interessante, porque também estamos celebrando o décimo aniversário do 'The Sound of Madness' esse ano, muitas pessoas diriam, do ponto de vista de carreira, que provavelmente é o álbum mais reconhecido em nosso repertório, mas mais uma vez 'The Sound of Madness' tem dez anos, 'Attention Attention', tem apenas dois meses e vinte dias.

Isso vai ser um pouco injusto, mas se você tivesse permissão para enviar um único álbum do Shinedown em uma espaçonave ou missão da NASA para Marte, qual seria?
Eu enviaria 'Attention Attention' porque é onde estamos agora, e também está aceitando o fato de que os quatro homens que o escreveram, produziram e apresentaram ao mundo já haviam escrito esses outros álbuns. Nós já passamos por essas viagens. Já passamos por 'Leave a Whisper', já fizemos 'Us and Them', já sabemos que criamos 'The Sound of Madness', já vimos o que 'Threat to Survival' parece e agora só queremos sua atenção (referência ao nome do álbum, 'Attention Attention').

Como tem sido a turnê na Europa? Há grande diferença entre o público europeu e o americano?
Está realmente fora de controle, no bom sentido. Nós tocamos na frente de 120.000 pessoas em Donnington há algumas semanas e a resposta do lado internacional foi impressionante. Há muitas turnês internacionais para fazer neste álbum. Estávamos na Áustria e tinham pessoas que esperaram dezessete anos para nos ver tocar e só fizemos um show de 45 minutos, mas provavelmente tocamos para quinze mil pessoas às duas horas da tarde. Foi o primeiro dia deste festival e fizemos a sessão de autógrafos mais longa de qualquer um dos artistas. A maioria das pessoas na fila nos disseram que esperaram uma década para nos ver tocar, isso é bastante notável e impressionante de várias maneiras. Nós dissemos à eles que não terão que esperar mais sete anos para voltarmos. Estamos muito honrados pelo fato de que eles nos viram tocar hoje. Eles ouvem música de forma um pouco diferente nos mercados europeus e no Reino Unido. Na Europa, a música é como uma religião e é intensa.

As novas músicas foram tão entusiasticamente recebidas tanto quanto os hinos mais antigos de Shinedown?
Quando se trata de Shinedown e o que somos, temos que escrever sobre o que sabemos, mas na mesma respiração nós apenas olhamos para o lado sonoro do que fazemos diferente a cada momento. A base de fãs, se eles estiveram lá desde o primeiro dia ou eles estão apenas descobrindo quem somos, é interessante porque muita gente sabe que “essa banda está sempre buscando alcançar o próximo nível.” Então, é bom ver que eles sabem que nós trabalhamos muito, muito duro no que fazemos, a fim de dar a eles cada parte de quem somos e ter certeza de que estamos dando o melhor que temos.

Para a próxima turnê americana do Shinedown, a banda Godsmack também estará com vocês. Para o ouvinte médio, parece um par improvável. Ou é?
Em dezembro do ano passado, eu recebi um telefonema de Sully Erna, que é o vocalista do Godsmack, porque ele tinha escutado um boato que eu estava perguntando qual seria seu ciclo de turnê porque eles não haviam lançado um álbum durante um tempo. Eles estão por aí há algum tempo e tiveram muito sucesso no mundo do Rock e do Metal, e não saíram. Ele me ligou, conversamos sobre isso e sabíamos que nossos ciclos de gravação iriam se equiparar e nós sentíamos como se nós dois pudéssemos tocar juntos. Já temos cerca de 40 shows anunciados agora, mas esses lugares que estamos tocando têm entre quinze e vinte mil pessoas por noite. Acho que nos entreolhamos o nosso repertório e como poderíamos fazer juntos, e mostrar uma camaradagem, acho que é por isso que vai dar certo.

O que o público norte-americano espera ver e ouvir na turnê de verão de 2018 do Shinedown? Uma mistura perfeita de velho e novo? Uma ótima representação dos seus quinze anos como banda?
Eu acho que a única maneira de saber, será indo aos shows. Eu posso dizer às pessoas isso, será o mais exagerado, selvagem, Rock&Roll que eles já presenciaram. Dentro disso, quero que as pessoas lembrem que, quando dizemos Rock&Roll, há muitos gêneros musicais em todo o mundo, há muitos estilos diferentes. Mas nós não olhamos para o Rock&Roll  como um gênero ou um estilo, nós olhamos como um estilo de vida. É uma comunidade. É também um espírito, há algo para todos e todos são bem-vindos. De oito anos de idade para oitenta, não importa de onde você é, não importa o que você acredita, todo mundo é bem-vindo. Queríamos montar um show para o público em que pudéssemos dar à eles o melhor da vida e é exatamente isso que faremos.

Vocês planejam voltar ao estúdio depois da turnê?
Não inicialmente, porque honestamente já estamos começando reservando datas em 2019. Depois que terminarmos a turnê com o Godsmack no final de outubro, iremos para o Reino Unido em novembro e dezembro... então não há tempo no estúdio agora.

Como você acompanha um álbum espetacularmente incrível como "Attention Attention"? Será que o seu sucesso rápido adiciona alguma pressão extra para chegar em algo ainda mais extraordinário?
Eu tenho que ser honesto, como eu disse, o álbum tem dois meses e vinte dias, não somos conhecidos por lançarmos um ou dois singles e voltarmos ao estúdio. Somos conhecidos por lançar em qualquer lugar entre quatro ou cinco, mais de seis singles. Quando Casey Kasem saiu do ar depois de mais de 35 anos, provavelmente um dos DJs mais famosos da história, a música No.1 no país foi "Second Chance". Não colocamos nenhuma etiqueta no que fazemos porque não há ninguém como Shinedown, exceto os quatro senhores que estão no Shinedown. Isso se relaciona com a nossa família e equipe, "Attention Attention" acabou de ser lançado e há muito espaço para conquistar. Estou nervoso com o próximo álbum? Não, eu não preciso ficar nervoso com o próximo, porque tudo o que sabemos fazer é sermos nós mesmos, desde que não percamos de vista que eu nunca vou ficar preocupado pois nós sempre vamos dizer que somos assim. Sempre seremos honestos com nosso público. No final do dia, eu sempre digo isso porque é verdade: só temos um chefe, todos que estão na platéia.

Eu só quero que a banda nunca fique satisfeita. Isso é algo que é muito importante para mim, porque nós realmente não acreditamos em um ‘topo’, sempre olhamos para cada obstáculo ou qualquer outra coisa que precisávamos fazer diante de nós como escalar uma montanha. Quando você olha para a montanha sozinho, você pode não conseguir chegar ao topo, mas se você fazer isso junto, você pode chegar ao topo. Depois, quando você chegar lá, pode olhar em volta e não há problema em dar tapinhas nas costas um do outro e dizer "Bom trabalho", mas basta encontrar uma montanha maior. É por isso que estamos aqui, é o que fazemos. Todo mundo sempre me diz que eu preciso de um hobby e eu fico tipo "por que eu preciso de um hobby quando eu já amo o que eu faço?" A maior coisa para mim é querer poder passar mais tempo com meu filho, ele está no topo. Sempre. Eu sei que estou aqui e trabalho muito, mas todos os outros estão aqui. Todo mundo tem famílias também, mas meu filho tem 10 anos agora e eu só quero ter certeza de que temos bons momentos enquanto ele entra em sua adolescência. Eu e a mãe dela temos um ótimo relacionamento, não estamos juntos, mas temos muita sorte de conversarmos uns com o outro, nos respeitarmos e amarmos nosso filho. Para mim, é apenas poder passar algum tempo junto com ele, não tê-lo na estrada comigo - que eu sei que ele vai querer sair quando a adolescência passar. Quando ele sai para me ver, acaba ficando até a primeira música e então eu olho achando que ele está lá, mas não está. Ele prefere ir jogar videogames ou basquete. Eu só quero ter certeza de que ele sempre estará em primeiro lugar na minha vida.

Eu sei que você está incrivelmente trazendo "Attention Attention" no palco para os fãs de todo o mundo, então eu tenho apenas uma pergunta final. Em cinquenta anos, como você gostaria que Shinedown fosse lembrado? Se alguém em 2068 procurar quem é o Shinedown ou o que você quer dizer?
Cinquenta anos? Espero que, até lá, eles tenham descoberto uma maneira de me preservar e eles possam pegar meu cérebro e colocá-lo em um corpo diferente. Nunca se sabe! Eu não quero tirar nada do Ol' Blue Eyes, mas eu tenho que pegar um pouco emprestado. Eu quero olhar para ele do estilo de Frank Sinatra e ser capaz de dizer que "eu fiz do meu jeito". Que a banda fez do nosso jeito. Isso pode soar brega, mas só volta a ser autêntico e honesto. Eu sempre quis que as pessoas olhassem para essa banda, comemorassem a música e continuassem por gerações depois de eu ter saído desta terra para a minha próxima jornada.