GRAMMY.com: Brent e Eric falam sobre vício e depressão

Em um editoral sobre a Conscientização sobre Saúde Mental realizando em maio no site oficial do Grammy, Brent Smith e Eric Bass falaram sobre o álbum 'Attention Attention', vício, depressão e como eles lidam com isso diariamente.

Leia abaixo:
Em um editorial exclusivo, Brent Smith e Eric Bass compartilham porque acharam o momento certo para abordar os temas de saúde mental e vício em seu mais recente álbum, "Attention Attention".

Durante o Mês de Conscientização sobre Saúde Mental em maio, o GRAMMY.com compartilhou citações e histórias de artistas que fizeram a escolha de falar publicamente sobre como sua saúde mental afetou diretamente suas vidas e como o poder de cura da música os ajudou em seu caminho em direção a uma vida mais pacífica, presente e consciente.

A banda de rock Shinedown, que recentemente lançou seu sexto álbum de estúdio, Attention Attention, está muito familiarizada com as lutas decorrentes do vício e da depressão. O frontman Brent Smith está recentemente sóbrio, enquanto o baixista Eric Bass, que produziu o álbum, luta contra a depressão. A banda canalizou essas batalhas para o Attention Attention, um álbum que acontece em um cômodo enquanto um homem luta contra seus demônios.

Os resultados têm sido claramente positivos, Attention Attention acabou estreando na 5ª posição na Billboard 200 (marcando seu quarto álbum Top 10 consecutivo) e simultaneamente no topo das paradas da Billboard, Top Rock e Hard Rock, além de chegar ao número 1 na chart de álbuns do iTunes.

Abaixo, Smith e Bass compartilham seus pensamentos, em suas próprias palavras, sobre suas próprias lutas, o papel da música na luta contra o vício e a depressão, e porque eles estão esperançosos de que o que aprenderam possa ajudar os outros.

Eric Bass: Assim que terminamos ["Get Up"], ficou tudo bem em escrever sobre tudo o que estávamos passando. Quase se tornou um esforço consciente para contar a história do que havíamos passado. Nós realmente sabíamos sobre o que estávamos escrevendo uma vez que nos olhamos um para o outro e dissemos: "Precisamos ser reais sobre isso e não precisamos mascará-lo e escondê-lo em um monte de metáforas. Só precisamos dizer o que realmente queremos." Foi a melhor terapia que já tive.



Brent Smith: Todo o álbum Attention Attention nasceu de situações e pessoas reais. E é um fato de que o Attention Attention é um álbum que precisamos agora. Tem uma mensagem muito urgente que é passada ao longo dele. Como o Eric disse, a terapia é uma palavra-chave aqui. Eu sempre disse que eu escrevo músicas porque é mais barato que terapia.

Bass: Há muito tempo, a comunidade metal/hard-rock era sobre ser machista e não falar nada disso. E se você escreveu sobre isso, foi coberto de metáfora e você o enterrou na letra de alguma forma. Quanto mais honesto você for na música, mais os seus fãs aceitarão o que você está oferecendo.

Os fãs estão considerando a música "Get Up" de uma forma que não vemos há muito tempo. É uma coisa ótima quando seus heróis, por falta de um termo melhor, podem fazer você saber que eles sangram da mesma forma que você, lutam da mesma maneira que você. Só porque você tem o termo 'rock star' anexado ao seu nome, não significa que não é um ser humano, que nem sempre passa pelas mesmas coisas que todo mundo passa. Eu acho que tem sido uma coisa realmente boa, falar sobre a saúde mental e vício.

Smith: Eu levo a sério o fato de que eu sobrevivi. Você não está prometido amanhã e eu carrego isso comigo todos os dias agora, mais do que nunca. O último ciclo de álbum, foram basicamente 20 meses de abstinência, então eu não acho que sou imortal. Eu sou muito grato de ter sido capaz de sobreviver a esses demônios. Eu acho que Eric, Zach [Myers] e Barry [Kerch] são a prova viva, se você se recusar a ceder e desistir, não há nada que você não possa realizar. E o outro lado disso, também, é que, se você estiver descendo uma montanha à sua frente, você pode olhar para aquilo e dizer: "Não há como escalar isso". Talvez não, mas, para nós, como banda e família, se todos nós fizermos juntos, podemos escalar qualquer montanha. Não importa o tamanho.

Bass: Dependência e depressão compartilham muitos dos mesmos atributos. A principal coisa que é diferente, é que se eu pudesse chegar ao meu cérebro e pegar essa coisa que a depressão me faz sentir, e tirar isso, eu faria isso em um piscar de olhos. Mas sempre vai estar lá e eu só tenho que encontrar uma maneira de lidar com isso, [mas] não de uma maneira destrutiva. Esse é o maior desafio. Para as pessoas que estão em bandas, a estrada pode ser um lugar entediante e entediante se você permitir que isso se torne isso. É aí que muitos problemas de dependência começam; é aí que muitas espirais de depressão começam, acredito. E eu não sou um terapeuta, então o que funciona para mim pode não funcionar para mais ninguém.

Cada indivíduo terá que encontrar o que funciona para ele. Para mim, descobri que a maneira de respeitar minha depressão e de não permitir que ela tire o melhor de mim, é ficando o mais ocupado possível. Eu sei que quanto mais coisas eu puder me concentrar, melhor eu fico. Eu vou à academia, vou ao estúdio para trabalhar na música quando posso. Em turnê, eu tento trabalhar com música. O outro lado disso é que sou extremamente abençoado por ter meus colegas de banda, que não me julgam e não julgam o fato de que eu posso estar mal-humorado. Muitas pessoas que não têm depressão não entendem, não é algo que você possa ajudar. Esses caras nunca me julgam por isso, eles aceitam. Mas eles estão sempre lá para me ajudar e me ouvir falar se eu precisar. E quando estou em casa, tenho minha esposa que é atenciosa e tão compreensiva quanto meus irmãos. Então, isso é algo que eu tenho o luxo de ter.

Realmente parte meu coração em saber que Chester [Bennington] e Chris [Cornell], e qualquer outra pessoa não tenham sobrevivido a isso. Um dos meus melhores amigos, foi meu empresário durante anos, um cara chamado Johnny Diamond, e ele tirou a própria vida por causa da depressão. Sempre vai melhorar, eu sei disso. Eu sei como é querer se aliviar de não ter que lidar com isso mais e é isso que é - isso é o que alguém que tira a própria vida está querendo, eles estão querendo um alívio.

Eu aprendi que se eu apenas aguentar, haverá um dia mais brilhante e as coisas vão melhorar. Se é tão ruim agora, só poderá melhorar. Então, é assim que eu lido com isso para conseguir. E espero que isso possa ajudar outra pessoa.