Guitar World: Zach Myers fala sobre o Attention Attention

Em entrevista ao Guitar World, o guitarrista, Zach Myers conversou sobre o conceito, inspirações e músicas do novo álbum 'Attention Attention', e turnês com as bandas Five Finger Death Punch e Godsmack que acontecerão no verão americano.

Leia abaixo:
'Attention Attention' foi considerado como um álbum conceitual. Qual foi a principal intenção por trás disso?
Nós não iríamos fazer um álbum conceitual, até que no meio do processo de composição começamos a perceber como seria. Não foi algo forçado, veio de uma forma bem natural. Mas não é bem um álbum conceitual, ele tem sua própria vibe.

Como você descreveria o modo conceitual?
É engraçado, nosso último álbum, intitulado 'Threat to Survival', foi sobre ter sua auto-sobrevivência.
Às vezes, o álbum é sobre uma pessoa e outras vezes, é sobre nós quatro. Nós escrevemos o que nós sabemos e aquilo que nós acabamos vivenciando. O álbum começa com 'Devil', que é sobre estar no pior lugar possível. É sobre você ter cavado um buraco de cinco metros e agora tem que descobrir como sair. O álbum termina com "Brilliant", que é uma serendipidade romântica, que vem à luz e percebe que você pode fazer muitas coisas por conta própria.

De onde veio a inspiração da banda para o processo de composição?
Esse processo pode ser sempre diferente. Pode começar de algo que o Eric criou; ou de uma letra que o Brent tem; ou de um riff que tenho. Nós escrevemos de forma orgânica. Eu não acho que decidimos escrever uma música sobre A, B & C. Nós apenas sentamos e sentimos onde o clima vai nos levar. Quando você se força a escrever para um álbum, é fácil ficar obsoleto e fora de seu próprio elemento. Somos conhecidos como uma banda de compositores e muitas pessoas realmente se conectam com as letras do Brent. É algo que levamos muito a sério. Liricamente, nós realmente tínhamos muito a dizer. Todas as músicas do álbum têm seu lugar no conceito ou podem ser ouvidas individualmente.

O que você pode me dizer sobre a música, 'Black Soul'?
Para mim, quando essa música começa, o personagem ainda está em um lugar sombrio no álbum. Você está ofegando por ar depois de "Devil" vendo onde você está e o que está ao seu redor, tentando descobrir as coisas. Você cavou o buraco e isso é quando você começa a enfiar os dedos na terra para começar a sair.

E sobre 'The Human Radio'?
Nós colocamos um pouco sobre isso no vídeo, onde todo mundo está sempre em seu celular e ninguém está realmente prestando atenção no que está acontecendo no mundo ao seu redor. Coletivamente, é sobre a mentalidade humana de onde o mundo está agora.

Esta é a primeira vez que Eric produziu sozinho um álbum do Shinedown. Como foi trabalhar com ele?
Toneladas de conforto. Nós fizemos o álbum em seu estúdio em Charleston. Esse lugar é como o lar para nós. Ele disse que preferia que ficássemos loucos fazendo um álbum do que vermos alguém enlouquecendo tentando fazê-lo. Ele é um produtor brilhante. Mesmo que ele esteja na banda, ele foi capaz de se afastar disso mentalmente. Sonoramente, acho que é um dos melhores álbuns que já fizemos. Cada tom foi meticulosamente pensado.

Como você tem se equipado ao vivo?
Eu tenho usado o Fractal A XL+. Eu ainda corro com os cabos no palco, porque eu tenho que ter. Guitarra sempre foi PRS para mim. Existem 3,4 dos meus modelos signature que uso todas as noites.

O que você pode me dizer sobre os planos de turnê do Shinedown?
Nós temos alguns festivais chegando em maio e depois alguns shows co-headliners com Five Finger Death Punch. Isso é sempre divertido porque as duas bandas tocam a mesma quantidade de tempo e têm a mesma produção. Então, neste verão, estaremos fazendo a mesma coisa com Godsmack. Nós amamos esses caras e nos damos bem com eles.

O que te anima mais sobre o novo álbum e esta próxima fase da carreira da banda?
Fico feliz que as pessoas ouçam o álbum. Em Threat to Survival, nós pegamos um pouco de uma abordagem diferente em termos de guitarra. Com este, é guitarra todo o tempo e as músicas foram muito divertidas de tocar. Estou ansioso para que as pessoas ouçam o álbum e tirem tudo o que colocamos nele.