Attention Attention

O Shinedown finalmente divulgou os detalhes do seu sexto álbum de estúdio, produzido e mixado pelo baixista Eric Bass'Attention Attention' será lançado no dia 04 de maio e seu primeiro single é "Devil". A pré-encomenda do álbum está disponível no site oficial da banda com alguns bundles exclusivos, clique aqui para conferir.

Tracklist do álbum:
1. The Entrance
2. Devil
3. Black Soul
4. Attention Attention
5. Kill Your Conscience
6. Pyro
7. Monsters
8. Darkside
9. Creatures
10. Evolve
11. Get Up
12. Special
13. The Human Radio
14. Brilliant
















A gravadora da banda, Atlantic Recods, atualizou a biografia do Shinedown com informações exclusivas sobre o álbum, contendo trechos de uma entrevista realizada com Brent Smith.

Confira a tradução completa:
"Ao escrevermos as músicas, eles me mostraram que estavam todos relacionados uns com os outros durante muito cedo", Brent explica. "É um pensamento completo, porque é uma história coesa. Muito disso é sobre mim, mas também é sobre Eric, Barry e Zach. Nasceu dos últimos quatro anos de nossas vidas. Eu sempre disse: 'Você deve cair em um buraco para descobrir como sair dele.' Para começar, o personagem luta para se construir novamente, percebe que ele ou ela não é perfeito(a), aceita que nada neste mundo é cedido e desbloqueia a determinação fazer o que é preciso. Você verá esta mudança conforme for avançando nas faixas. Finalmente, o personagem torna-se confiante novamente. O álbum deverá ser ouvido do começo ao fim. Queríamos fazer algo que não fosse tradicional".

Enquanto estava em turnê do 'Threat to Survival', Brent encontrou-se atolado na escuridão. Este período proporcionou uma base de inspiração para a composição das letras. "Para fazer algo verdadeiramente e puramente Shinedown, tivemos que falar sobre o que sabemos" ele admite. "Eu tive que lutar contra certas situações, quando se trata de abuso de substâncias e vícios. Eu basicamente caí da graça, porque não sou perfeito. Tive que me juntar e construir novamente. Eu não teria conseguido fazer isso se não fosse por esses três outros cavalheiros. Então, eu escrevi sobre tudo isso. Esta é provavelmente a coisa mais verdadeira que fiz na última década. Tenho uma tatuagem no topo da minha mão esquerda que diz "Sua dor é um presente". É assim que me sinto. Foi o que me fez ser quem eu sou.

"Do ponto de vista lírico, eu sabia qual foi a história", diz Eric. "Brent foi tão aberto e honesto. Eu cresci ouvindo muitos musicais de Rodgers e Hammerstein, e adoro esse elemento cinematográfico. As letras de Brent te dão visuais, mas a música também pode. Essa foi a base para isso".

Dada a natureza profundamente pessoal do álbum, os músicos entraram no estúdio, alistando Eric para produzir e mixar o material de todo o álbum pela primeira vez. Trabalhando em seu estúdio Ocean Industries em Charleston, SC, eles dedicaram a maior parte de 2017 para gravar o que seria 'Attention Attention'. Ao longo desse tempo, Eric expandiu a paleta sônica de forma dramática, trazendo o peso cinematográfico ao núcleo.
"Nós sabíamos que provavelmente não seríamos capazes de conseguir alguém de fora para fazer isso da maneira que queríamos" diz Brent. "Tinha que ser Eric. Ele fez um trabalho inacreditável."

"Eu não queria que isso me deixasse seguro", acrescenta Eric. "Eu queria que fosse perigoso e real. Meu objetivo é sempre tentar criar algo que atrapalhe as pessoas quando elas estão ouvindo e, naturalmente, chamem a atenção para si mesmas. Desde o início, eu tinha um escopo do que esse álbum poderia ser. As músicas podem guiá-lo e deixar você saber como elas querem soar e o que elas querem ser. Eu queria agitar as coisas o melhor possível. Eu acho que conseguimos isso".

A banda apresenta o álbum com música de abertura e o primeiro single "Devil". Uma onda de ritmos imprevisíveis e robustos, berros e guitarra bruta dão lugar a um refrão ameaçador, ainda que irresistível, “I was sent to warn you the devil’s in the next room.” (Eu fui enviado para te avisar que o diabo está na próxima sala).

"É o início da história, mas também é uma maneira de voltar e ter certeza de que a comunidade do Rock and Roll entende que não os abandonamos por nenhuma área da imaginação", o líder sorriu. "Essa é uma música muito universal, por causa da sua intensidade. É sobre estar aterrorizado e com medo. Você deve aceitar o fato de que não pode fingir que você não está com medo. A única maneira de fortalecer é respeitando que certas situações são aterrorizantes. O diabo pode ser você. Você precisa aprender a reajustar e sair do seu próprio caminho".

Em "Kill Your Conscience", sintetizadores arejados e estalo de um chicote encaixam em uma percussão e refrão instigado pelas armadilhas das mídias sociais. Em outro momento durante "Get Up", os acordes de piano exuberantes sublinham uma composição poética lírica para Eric e sua luta contra a depressão enquanto Brent assegura: “Take it from me, you’re not the only one—who can’t see straight. If you are ever in doubt, don’t sell yourself short, you might be bulletproof. Hard to move mountains when you’re paralyzed, but you gotta try.” (Tire isso de mim, você não é o único - que não consegue ver diretamente. Se você alguma vez esteve em dúvida, não se subestime, você pode ser à prova de balas. É difícil mover montanhas quando estiver paralisado, mas você precisa tentar).

A música "Human Radio" culmina em um coro composto pelas irmãs e mãe do produtor. Atinge alturas celestiais com distorções harmônicas feitas sob medida para estádios de esportes.
"O mundo está chamando a pessoa na sala como um lembrete de que há outras pessoas lá fora na luta pela sobrevivência, realidade, e apenas para se manterem vivas" ele continua. “O rádio humano é o seu coração. É uma canção indivisível e um símbolo do espírito humano".

Para o vocalista, isso sugere uma mensagem maior e implicações sociais otimistas. Brent elabora, "Este álbum completo permite que o público saiba que nos temos uns aos outros. Talvez nem sempre possamos concordar, mas devemos nos respeitar."
"Brilliant" fecha 'Attention Attention' com um galope de guitarras e um intenso vocal.

E é finalizado com uma proclamação inspiradora: “It’s my day to be brilliant!” (É meu dia para ser brilhante!)

"Essa música tem uma influência minha", afirma. "Foi criada para bater em você como uma onda de emoção. Na história, a pessoa se levanta. É hora de se mudar. Isso significa literalmente uma jornada para sua vida. É o momento em que o indivíduo fica sem medo".

Shinedown também permanece tão destemido como sempre, quando eles lançam o que promete ser seu maior e mais ousado capítulo. Em última análise, a banda oferece uma declaração envolvente, poderosa e duradoura em 'Attention Attention'.

"Eu quero que isso pareça uma jornada", conclui Eric. "Espero que atinja a atenção dos ouvintes. Que ao longo do processo de audição, o cabelo em seus braços se levantem e eles se tornam investidos nesta criação. Isso é o que eu adoraria que as pessoas tivessem".
"Quero que todos saibam que sempre iremos ao próximo nível", diz Brent. "Não há teto. Continuaremos nos esforçando, não só como músicos, mas como compositores e como pessoas. Eu sinto que este é um álbum que o mundo precisa no momento. Trata-se de comemorar a vontade que todos temos dentro de nós. Para mim, essa banda significa que desistir não é uma opção. É por isso que nunca dizemos "Adeus"; nós dizemos: "Até a próxima".