Música Destaque: Simple Man

O nosso primeiro Música Destaque do ano foi escolhido pelos fãs em nossa página e grupo no facebook, abaixo vocês poderão conferir várias curiosidades que envolvem uma música cover, duas bandas de Jacksonville, uma família e um acontecimento por acaso que tornou a música "Simple Man", o cover mais famoso realizado pelo Shinedown.

Leia abaixo:
Simple Man é um dos maiores hits da banda lendária Lynyrd Skynyrd;
A música foi escrita por Ronnie Van Zant (vocalista/membro fundador da banda Lynyrd Skynyrd e uma das vitimas do acidente aéreo ocorrido em 1977) e Gary Rossington (guitarrista), e lançada no lado A do primeiro álbum da banda, (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd);
Logo após o falecimento da avó de Ronnie e a mãe de Gary, eles se reuniram no apartamento do Van Zant e começaram a contar histórias sobre elas, a letra da música foi baseada em conselhos que as mulheres haviam lhes dado ao longo dos anos;
Foi lançada como cover pelo Shinedown na versão de re-lançamento do primeiro álbum, Leave A Whisper em 2004;

Por que Simple Man do Lynyrd Skynyrd?

O ex-guitarrista do Shinedown, Jasin Todd é casado com a segunda filha de Ronnie, Melody e de acordo com uma matéria publicada pelo site da MTV em 2004, a banda gravou as músicas demo de seu primeiro álbum no estúdio Made in the Shade, o qual Judy Van Zant (viúva de Ronnie e mãe de Melody) era proprietária e durante a gravação do álbum, Brent passou um tempo na casa de hóspedes de Judy, então eles decidiram tocar a música no Freebird Live (inaugurado por Judy com o intuito de reunir música ao vivo, comida e coleção de memorabilia do Lynyrd Skynyrd) em agradecimento a ajuda recebida.

Confira o que o vocalista Brent Smith disse a respeito disso em entrevista ao site Always Acoustic em 2008:
"Simple Man" aconteceu por acaso na rádio WAAF em Boston. O que aconteceu na verdade foi que antes de estarmos na estrada com o 3 Doors Down. Eu e o Jasin, como uma forma de agradecimento apresentamos a música à Judy Van Zant, a viúva de Ronnie, que possui um clube em Jacksonville chamado Freebird Live. Eu cantei para ela naquela noite em um show e pensei que nunca ia cantá-la novamente.

E, em seguida, alguns dias depois estivemos em Boston com o 3 Doors Down. Naquela semana eles estavam tendo bandas realizando covers... e eu falei algo como "Nós não apresentamos músicas cover –– nós realmente não realizamos nenhum." Na época eles forçaram a cantá-la e a única razão por eu não querer fazer isso, era porque eu só cantei uma vez e pensei que iria esquecer a letra [risos]. De qualquer forma, eles gravaram e seis semanas depois, quando voltamos para Boston descobrimos que eles tinham colocado em seu site e havia sido baixada mais de 500.000 vezes.

Então, voltamos à gravadora e eles a re-lançaram, e ficamos felizes em fazer isso.

Após a saída de Jasin da banda, foi comentado que o Shinedown não iria mais apresentar o cover. Em entrevista ao Artisan News, Barry afirmou que a música não era a mesma e Brent disse que seria desrespeitoso e não se sentiria bem, já que a mesma começou a ser tocada devido a ligação de Jasin com a família Van Zant:


Há dois anos, em entrevista exclusiva concedida por Brent ao site do festival Rockstar Uproar, o vocalista contou uma breve história que aconteceu entre ele e Sully Erna (vocalista da banda Godsmack):
Nós estávamos fazendo um show em Boston, no House of Blues em nosso último álbum, e Sully [Erna] estava trabalhando em um álbum na época. Foi há dois anos. Sully foi ao show e levou alguns amigos. Ele disse algo como 'Esperei até que ele cantasse o cover "Simple Man"'. Nós não apresentamos naquela noite. Eu o vi na área VIP, e ele me disse: 'Cara, eu vou te dizer isso agora. Eu estava tão ansioso para ouvir aquela música e você não apresentou'. Eu disse: 'Sully, há algumas questões pessoais acontecendo com essa música agora. É por isso que não estamos apresentando'. Então, Sully disse algo que mudou a minha vida, na verdade, em um nível profissional. Ele colocou o braço em volta de mim e disse: 'Cara, não é sobre você. É sobre a platéia. Todas essas pessoas vieram aqui esta noite. Eles queriam ouvir suas músicas , mas eles queriam ouvir essa música e você não apresentou para eles. Você tem que se lembrar de algo. É uma honra fazer o que você faz para viver, e precisa dar ao público o que eles querem'. Daquela noite em diante, nós colocamos a música de volta a setlist. Ele estava certo sobre isso. Foi algo que eu tive que abrir meus olhos. Eu nunca tive a chance de agradecê-lo por isso, mas eu quero lhe agradecer agora.

Clipe oficial:

Curiosidade:
O Shinedown fez um tributo ao falecido Ronnie, durante o clipe é mostrado algumas cenas de uma pequena garota segurando um quadro com uma foto dele, a garota é na verdade, Aria Van Zant Todd, a neta do Ronnie, filha do ex-guitarrista do Shinedown, Jasin Todd e Melody Van Zant.

Capa para facebook:

Letra e tradução