Loudwire: Brent fala sobre o EP acústico e novo álbum

Recentemente, Brent Smith conversou com o site Loudwire e falou a respeito do lançamento do EP de covers, intitulado Smith & Myers (Acoustic Sessions); como foi realizado a escolha das músicas e a gravação para o mesmo; Brent também falou a respeito da produção e gravação para o próximo álbum da banda e relembrou sobre as músicas que foram escritas, porém não foram incluídas no último lançamento, Amaryllis; além disso, foi citado a respeito do filme do Shinedown e turnê, a qual a banda só voltará a realizar em 2015.

Confira a tradução completa:
Brent Smith e Zach Myers do Shinedown recentemente saíram do conforto da sua banda para gravar uma série de covers para o EP '(Acoustic Sessions)'. Smith falou recentemente com o anfitrião Sandman do 'Loudwire Reloaded' sobre o projeto voltado para os fãs e também contou alguns detalhes interessantes sobre o que vem por aí no mundo do Shinedown. Confira o bate-papo abaixo.

Temos um convidado muito especial no telefone hoje, é Brent Smith, do Smith & Myers, do Escritório de Advocacia... Soa como se fosse isso, mas não é. É o Brent Smith do Shinedown! Como vai, cara? 
Eu estou bem, cara. Soa como advogados ou também como uma empresa de xarope para a tosse. Essa é a maneira como eu e Zach olhamos para ele.

Haha! É como alguns dos xaropes bom para a tosse que Lil’ Wayne usa? 
Não, não, não. Gostamos de fazer um efeito maior do que uma mistura de codeína com extrato de chá de ervas. Ele ainda lhe dará uma onda, mas irá mantê-lo saudável.

Muito bom, muito bom.
Eu amo a maneira como essa entrevista já deu essa volta tão cedo.

Haha, bom, vamos voltar ao foco. Você e seu guitarrista no Shinedown, Zach Myers, acabaram de lançar o EP "Acoustic Sessions" digitalmente no iTunes e em outras plataformas digitais e todas são covers. Me conte um pouco sobre o lançamento. 
Realmente, com toda honestidade, este foi um projeto muito original que ganhou vida própria, porque era tudo relacionado ​​com o nosso público e os nossos fãs, porque eles escolheram as músicas que estão no EP. A ideia veio do Anthony Delia, que é o nosso gerente de marketing da Atlantic Records, que trabalhamos por mais de uma década, e nós estávamos na estrada e estávamos em turnê do álbum "Amaryllis" e ele me ligou um dia e disse: 'Como você se sentiria sobre fazer dez músicas - covers - e deixar o seu público escolher? Como fosse em um iPhone e apenas você e Zach gravando as músicas e apenas em acústico?' e eu disse: 'Bem, se vamos fazer algo parecido com isso, eu quero fazê-lo de verdade e gravá-lo, e ter certeza que ficará bom, e gravá-lo em vídeo corretamente'.

Nós trabalhamos com um diretor há muitos anos, seu nome é Darren Doane. Ele fez os vídeos de 'Devour', 'Sound of Madness', 'Unity', 'Enemies', 'I'll Follow You', 'Bully' e poderíamos continuar e continuar a fazer. Nós gostamos muito dele. Então, nós fizemos em dois dias e foi gravado por Dave Bassett que também trabalhamos juntos.

Basicamente, nós colocamos no Facebook para o público e dissemos: 'Qualquer música', para o nosso público, 'que você gostaria que eu e Zach fizéssemos um cover, de qualquer outra banda ou artista, basta apresentar essas músicas'. Então, sem brincadeira, fizemos isso por uma semana e a cada dia parecia que estava caindo o servidor de nossa administração por causa da quantidade de músicas que foram pedidas. Quero dizer, um dia, foi como, 1300 ou 1400 músicas pedidas e, em geral, houve cerca de 6 ou 7 mil músicas que entraram no sistema para que possamos descobrir, basicamente, o percentual de quais músicas tiveram o maior percentual. Então,nós analisamos essas músicas, separamos vinte delas, e cada dia, durante duas semanas, de segunda a sexta-feira. Levamos duas músicas por dia, e colocamos novamente no Facebook para que os fãs votassem. E depois que a música fosse escolhida, qualquer que fosse, e então teríamos as dez músicas que iriam fazer parte do EP. O público escolheu 'Blue on Black' do Kenny Wayne Shepherd, que foi muito, muito legal, porque Kenny estava fora da estrada , então ele realmente entrou nessa e gravou conosco. Em seguida, houve 'Nothing Else Matters' do Metallica, teve 'Runaway Train' do Soul Asylum, 'Someone Like You' da Adele e 'Wanted Dead or Alive' do Bon Jovi, e a lista continua, houveram dez covers.

Agora, com rótulo 'Smith & Myers' tudo aconteceu pelo fato de que a gravadora sentiu que seria uma ideia legal para marcá-lo um pouco diferente do Shinedown, porque era só eu e Zach. E é por isso que fizemos um nome diferente e por isso que nós o chamamos "Smith & Myers" porque era essencialmente algo que só eu e Zach fizemos para o público, para os fãs. Porque, você tem que entender, tudo isso foi escolhido pelo público, para os nossos fãs. E todos perguntaram 'Quando os outros quatro covers serão lançados?'. Porque houve alguns problemas legais com Bon Jovi e 'Black' do Pearl Jam, apenas com o áudio, e também com 'In the Air Tonight' do Phil Collins, que houve um outro problema, apenas legalmente. O ponto é que esses artistas que escreveram essas músicas, eles precisam ser pagos para a publicação e para os royalties sobre isso. Alguns artistas são legais, apenas permitindo que você faça o cover para o álbum.

Mas agora, legalmente, as coisas mudaram ao longo dos anos. E o objetivo número um que tivemos com este EP, não foi apenas para fazer nossos fãs felizes, porque eles escolheram as músicas, mas também, é um álbum de covers e os artistas devem ser pagos para as músicas que eles escreveram. Assim, nós lançamos os seis que foram aceitos para o EP, mas estamos trabalhando legalmente com os outros artistas e seus editores, para manter a realidade que se eles nos permitirem usar as quatro músicas para o EP, podemos lançá-las mais tarde, é claro, porque o artista será compensado com as músicas que eles escreveram. Então, espero que todas as dez músicas, dentro das próximas semanas, estarão no lançamento digital.

Entendido. O que eu realmente amei saber sobre é que ele mostra a versatilidade de sua voz. Quero dizer, você cantando The Clash para Otis Redding e fazendo isso muito bem. 
Obrigado.

Então, eu acho que isso realmente mostra para as pessoas de um amplo espectro de estilos, o que você é capaz de produzir vocalmente, também. 
Bem, eu tenho que dar vários créditos para o Zach também, porque quando as músicas começaram a chegar -- você tem que entender, que não fazíamos parte da tomada de decisão das músicas. Todas as músicas foram escolhidas pelos nossos fãs. Então, algumas dessas músicas, eu as conhecia, mas eu realmente não as conhecia totalmente. The Clash, foi uma delas com 'London Calling'... Vou lhe contar uma história rápida sobre isso. Esse foi o primeiro cover que fizemos, porque eu conhecia sobre a música, mas, como eu disse, eu não 'conhecia totalmente'. Então, fomos lá, e fizemos a primeira tomada. Eu meio que escutei a música antes de irmos gravar, eu imprimi as letras, eu olhei para elas... Assim, na primeira tomada eu estava pensando: 'Assim deve ficar bom. Isso soa bom...' E Zach estava me olhando como: 'Não. Não, isso não vai dar certo...', e eu respondia 'O que há de errado com isso?' E ele 'Essa não é a forma como a canção vai ficar...' e eu 'Tudo bem'. Então, nós fizemos uma segunda tomada e eu meio que fiz a mesma coisa de novo e Zach ficava 'Olha... se vamos fazer essa música, nós temos que ser fiel à canção. Nós temos que ser fiel com todas as 10 músicas. A forma como o artista a apresentou quando foi gravada, temos que permanecer fiel à forma como a música foi gravada pelo real artista.'

Você sempre quer torná-lo seu, quando você faz um cover, mas Zach estava muito adiantado naquele primeiro dia, sendo muito honesto comigo dizendo: 'Ouça, eu sei que você é um bom cantor. Estou no palco com você todas as noites. Nós fizemos álbuns juntos. Nós gravamos várias coisas juntos, e eu sei que você não conhece todos os prós e contras de todas essas músicas, mas você tem que tratá-las com a mesma quantidade de respeito'. Assim que ele me disse isso, foi quando ele realmente me empurrou, e eu entrei e realmente aprendi todas as dez músicas e nos focamos nisso e então nós começamos de novo. Então, eu acho que com 'Nothing Else Matters' e The Clash, realmente tivemos que fazer três vezes para acertar, e foi tudo uma tomada sólida e mantivemos o melhor, mas, eu tenho que dar créditos para o Zach, porque ele realmente me empurrou para se certificar de que a música ficasse fiel a qual o artista tinha escrito.

Vocês fizeram um ótimo trabalho. Assim, como o álbum "Amaryllis", que foi lançado em 2012. Ouvimos falar que quando vocês gravaram esse álbum, vocês realmente gravaram o suficiente para um outro álbum inteiro. Isso é verdade?
Nós gravamos. Nós gravamos 33 músicas em um todo, porque nós escrevemos 33, mas quando realmente fomos para as demos deste álbum em particular, as demos realmente soou como o registro pronto. Mas, então, quando chegamos no estúdio com Rob Cavallo novamente - porque ele produziu "Sound of Madness" e ele também produziu "Amaryllis" -  nós realmente passamos a nos concentrar no fato de que todas as 33 músicas, em nossa opinião, todas estavam todos na lista-A de músicas. Então nós dissemos: 'Por que nós não apenas gravamos todas, de verdade?' E é isso que nós fizemos.

Essencialmente, você pode dizer que há três álbuns com toda a sessão "Amaryllis", porque foram essas músicas que fizeram "Amaryllis" e havia quase vinte, vinte e um, vinte e duas músicas a mais que poderíamos liberar, como um álbum duplo, se quiséssemos.

Eu tenho que ser honesto com todos, nós já entramos no estúdio e começamos a escrever o que nós consideramos ser o quinto do Shinedown. Agora, é claro, ele não tem um título ainda, mas já começamos a escrever novamente. E muito disso é porque quando você está escrevendo um álbum, você está em um certo momento no tempo de sua vida e nós nunca fomos uma banda para descansar. Estamos sempre tentando fazer o que já fizemos, porque nós sempre quisemos escalar uma montanha maior. Se nós alcançarmos o auge e chegarmos ao topo da montanha, será bom por termos conseguido isso, mas geralmente, nós iremos depois procurar uma montanha maior para escalar. Então, para nós, estávamos em um lugar diferente, de onde estamos agora. Nós estamos em um lugar muito saudável, mas temos outras coisas que queremos falar com novo material e queremos escrever um novo material.

Embora tenhamos um catálogo que é muito longo, iremos entrar e gravar um novo álbum completo, e em seguida, vamos olhar e ver onde nós fomos com isso e vamos liberá-lo quando for a hora certa. Terá que ser firme e brilhante, e tem que ser 100 por cento o nosso melhor, em cada música. Nós nunca fomos uma banda que lança um álbum e tem três singles com ele, e o resto é complemento. Não é assim que funciona para nós. É para ser um álbum que o ouvinte deve querer ouvi-lo desde o início para o meio e ele nunca termina, porque quando você chegar na última música, espero que seja assim, o álbum seja tão bom que quando você acaba, apenas decide começar a ouvi-lo novamente. E você faz isso de novo e de novo e de novo. Porque isso é o que gostamos de fazer, é levar as pessoas em um passeio de montanha russa emocional.

E a única coisa sobre esse próximo álbum é que ele terá um acompanhamento, porque nós estamos fazendo um filme sobre a banda, sobre a indústria da música, sobre a nossa gestão, sobre os nossos fãs e sobre o que literalmente é ser essa banda que chamamos de Shinedown. Então, é uma tarefa bastante aventureira que nós estamos fazendo com este filme e gravando um álbum, mas estamos prontos para isso. Queremos fazer isso e essa é a hora.

Bem, você me deu mais do que eu esperava, por isso estou muito animado com todas essas notícias. Eu tenho mais uma pergunta antes de eu deixar você ir... Vocês são esses guerreiros de estrada. Vocês ainda estão pensando sobre a turnê? Vocês irão participar de algum dos festivais de verão? Talvez um Carnival of Madness, no final do ano? O que está em fase de planejamento, que você pode me dizer?
Bem, quero dizer, voltando ao "The Sound of Madness", com esse álbum nós ficamos em turnê por 37 meses, e com "Amaryllis" por 21 meses e sim, nós realmente amamos a estrada porque amo as pessoas e nós amamos tocar em frente do público ao redor do mundo.

Eu posso ser muito aberto com você sobre a turnê, só porque queremos ter certeza de que se trata de um espetáculo inacreditável quando é hora de voltar ao palco. Nós provavelmente não estaremos em turnê até 2015. Não vejo nos na rota dos festivais deste ano e eu não vejo nenhuma turnê em 2014 - porque temos um plano muito grande do jeito de como queremos lançar, não só o próximo álbum, mas também a forma da turnê do Shinedown e o fato de que nós queremos intensificar nosso jogo, consideravelmente na próxima turnê com a produção, as bandas que queremos trazer conosco, as bandas que gostaríamos de togar e os festivais que nós gostaríamos fazer parte, e nós realmente queremos voltar extremamente forte.

E eu não acho que haja algo de errado com a construção de uma antecipação para uma banda, porque a última coisa que nós queremos ser é estar estagnados, obsoletos, ou pensar que estamos de outro lado da proposta. Essa não é a maneira que nós estamos projetando, essa não é a forma como nos sentimos e isso não é a maneira como somos construídos.

Nosso público é a prioridade número um para nós, porque eles são os únicos que decidem se você ficamos ou se vamos embora, e queremos fazê-los orgulhosos. Acredite em mim, quando é hora de voltar ao palco, irá valer a pena a espera e estaremos trazendo de volta não apenas o nome do Shinedown, mas a experiência do Shinedown e nós queremos que seja mágico para todos. Se eles estão com a banda desde o primeiro dia ou se eles estão descobrindo agora, nós queremos que seja espetacular.


Iremos esperar. Entretanto, para saciar um pouco a sede que Shinedown, confira o Smith & Myers 'Acoustic Session'. São seis músicas, agora, talvez quatro mais em breve, e estão disponíveis no iTunes e outras lojas digitais. Para o seu lazer, adquira.
Sim, na verdade, se você for no YouTube, há 'Blue on Black', 'London Calling', 'She Talks to Angels', todas com os vídeos lançados e você também pode ver a nossa versão da música 'Black' do Pearl Jam. Então, se você só olhar esses - é claro 'Sitting on the Dock of the Bay' do Otis Redding  - se você só olhar esses, então os outros devem aparecer no YouTube.

Brent Smith, muito obrigado pelo seu tempo hoje, eu agradeço muito. 
Sandman, foi meu prazer, cara. Obrigada por todo o amor e apoio. Eu te respeito muito, meu amigo, e estou ansioso para ver e falar com você muito em breve.