Billboard: Smith & Myers (Acoustic Sessions)

Através do site da Billboard foi lançado com exclusividade o vídeo do cover da música "London Calling" (The Clash), primeiro vídeo do EP de covers do Shinedown, que será lançado como Smith & Myers (Acoustic Sessions). Além disso, foi divulgado informações exclusivas e oficiais a respeito do EP que será lançado digitalmente no dia 28 de janeiro, apenas com 6 músicas escolhidas pelos fãs, devido a proibição do lançamento por parte de alguns artistas como: Bon Jovi, Adele, Phil Collins e Pearl Jam.

Confira:
Smith & Myers lançam o acústico EP e premiere exclusiva do vídeo

A dupla gravou versões acústicas de canções clássicas para um EP que deve ser lançado no dia 28 de janeiro; Assista a estréia de "London Calling" do The Clash.

Enquanto o Shinedown se ocupa em fazer o novo álbum e filme, o vocalista Brent Smith e o guitarrista Zach Myers vai dar aos fãs algo para animá-los.

A dupla, Smith & Myers, vai lançar o "(Acoustic Sessions)" digitalmente no dia 28 de janeiro, com covers acústicos das músicas de The Clash ("London Calling"), Otis Redding ("Sitting on the Dock of the Bay"), Metallica ("Nothing Else Matters"), The Black Crowes ("She Talks to Angels"), Soul Asylum ("Runaway Train") e Kenny Wayne Shepherd ("Blue on Black") o qual contará com o próprio Shepherd, que estava gravando em um estúdio por perto. Smith & Myers estão acompanhando cada uma das músicas com vídeos. Mais quatro músicas serão adicionadas ao projeto ainda este ano.



Smith credita ao Anthony Delia, vice-presidente sênior de marketing da Roadrunner Records/Atlantic Records, com a ideia de covers e um plano posterior para escolher as músicas através de uma enquete no Facebook com os fãs da banda. "Eles poderiam colocar qualquer música que eles quisessem que eu e Zach tocassem", diz Smith. "E eu acho que houve algo em torno de quatro ou cinco mil músicas pedidas por pessoas em todo o mundo. Praticamente nosso servidor ficava caindo a cada dia". A dupla e produtor David Bassett escolheram as últimas 10 músicas, deixando as melhores opções, posteriormente, fizeram a "batalha" para os votos dos fãs novamente no Facebook, e Smith diz que "London Calling" acabou por ser uma das mais desafiadores nas seleções finais.

"Eu vou ser honesto com você, eu não cresci ouvindo The Clash", Smith confessa. "Quando The Clash apareceu na lista, eu conhecia a música, mas eu não realmente CONHECIA, e quando cheguei a ouví-la, era como 'Isso é super complicado em um ponto de vista vocal'. Eu tive que estudá-la por um minuto e realmente aprender, e Dave e Zach se sentaram comigo e falaram: 'Cara, você não pode estragar isso. É o Clash! É London Calling. É uma das músicas mais lendárias de todos os tempos'. E eu fiquei como 'O que eu preciso fazer?' e eles falaram 'Você precisa fazer o certo!'. Então, eu realmente tive que aprender a música, e provavelmente acabou se tornando o meu cover favorito de toda a sessão. Levamos cada um deles muito a sério, mas foi uma das primeiras músicas que fizemos, e isso que acabou definindo o tom para o resto deles."

"(Acoustic Sessions)" gerou algumas notícias no ano passado, quando surgiram relatos de que Bon Jovi não estava permitindo que Smith & Myers lançassem sua versão de "Wanted Dead or Alive". A questão, de acordo com Smith, foi que Bon Jovi e outros três - Phil Collins ("In the Air Tonight"), Adele ("Someone Like You") e Pearl Jam ("Black") – não olharam o plano do Shinedown para postar os vídeos e dispensaram as apresentações. "Alguns dos artistas foram legais em nos deixar colocar os vídeos online e outros não, e isso é uma decisão totalmente deles", explica Smith. "As seis músicas que vamos lançar são as que têm vídeos, então vamos voltar e re-gravar as outras quatro músicas", que segundo ele, será disponibilizado ainda este ano.

"Eventualmente vamos liberar todas as 10 músicas, o que será ótimo", diz Smith. "Não é sobre dinheiro para nós. Nós não escrevemos essas músicas. Fizemos isso para o público e para os fãs, e nós sabemos que é algo que eles vão buscar. "

Shinedown, entretanto, está se preparando para trabalhar sério em seu quinto álbum, sucessor do álbum de 2012,  Amaryllis - isso inclui o dever de casa de cada membro ter que estudar o quinto álbum de outras bandas. Mas, a previsão inicial de Smith é que o Shinedown provavelmente irá retirar algumas coisas do passado desta vez. "Eu acho que nós realmente focamos muito nos últimos álbuns um porrada de produção - como uma orquestra de 31 peças ou uma seção de trompete de 10 peças ou 40 guitarras e 50 camadas de vocais, porque nós amamos fazer essas coisas", diz ele. "Mas, desta vez eu acho que nós vamos olhar especificamente para a ideia de bateria, baixo e guitarra e ser muito específico sobre o desempenho vocal e realmente focar na música e como queremos que o som evolua. Agora, daqui um ano eu talvez diga 'Ah , nós fomos lá e tinha tudo menos a pia da cozinha', mas essa é a beleza da música , não há regras para isso, e eu acho que no final do dia, a única coisa que temos que ter em mente é que elas devem ser músicas maravilhosas."

Também no gatilho, há um filme sobre a banda que será dirigido por Darren Doane, que dirigiu os vídeos do “Acoustic Sessions” e também os clipes de "Sound of Madness", "Bully", "Unity", "Enemies" e "I’ll Follow You". "Não é um 'documentário' no sentido usual", explica Smith. "É uma coisa um pouco difícil de descrever porque é um conceito tão singular, a maneira que nós estamos filmando e do jeito que estamos unindo a vida da banda ao longo dos últimos 15 anos. Estamos fazendo isso de uma forma muito impactante, especialmente com a forma como vamos editar e como vamos liberar esse material."

"Então, um monte de coisas estão acontecendo este ano. Eu não vejo a banda em turnê até provavelmente abril ou maio de 2015, mas vamos ter muito o que dizer quando chegar a hora."

EP Tracklist: 
1. "London Calling" (The Clash)
2. "Sitting On The Dock Of The Bay" (Otis Redding)
3. "Nothing Else Matters" (Metallica)
4. "She Talks To Angels" (The Black Crowes)
5. "Blue On Black" (Kenny Wayne Sheperd)
6. "Runaway Train" (Soul Asylum)