Loudwire: Entrevista com Zach Myers

Quando o Carnival of Madness estava sendo realizado, o guitarrista Zach Myers conversou com o site Loudwire e falou sobre a turnê e seu lineup, próximas datas da banda no Reino Unido, o status do EP de covers que foi gravado com Brent e a indústria da música.

Confira a tradução:
O Shinedown surpreendeu a multidão com seu grande show e set que incluiu hit após hit em Charlotte, NC, do Carnival of Madness.

Nós falamos com o guitarrista Zach Myers sobre a turnê Carnival of Madness, a indústria fonográfica atual e muito mais. Confira nossa entrevista abaixo:

Do ponto de vista da banda, o que faz uma turnê de qualidade?
A programação com certeza importa. Se as pessoas soubessem os lineups que passaram nessa turnê antes que ela realmente fosse finalizada... Vou apenas dar-lhe alguns deles. No slot principal de apoio era originalmente Stone Sour, Bush, Korn, e em seguida, Three Days Grace. Esta turnê passou por tantas formações... É uma loucura.. Esta formação é ótima. O público adora. Eu tinha esquecido o quanto Skillet traz como uma banda. Eles são tão bons ao vivo.

Uma banda que as pessoas podem não estar familiarizadas é a We As Human. O que você acha deles?
Eles são realmente bons. Eu só cheguei a vê-los em dois shows. Eles estão geralmente à direita, quando estamos treinando. Nós treinamos como uma banda juntos todos os dias. Mas eu tive que vê-los dois dias seguidos quando a minha namorada estava aqui e eu não treinei. Eles são ótimos. Eles cativam a multidão. Nós viajamos com In This Moment ano passado. Sua presença de palco é intensificada a cada dia. E Papa Roach, nem precisa falar.

A voz de Jacoby está segurando bem?
Ele parece ótimo. Bandas como eles e Sevendust , você fica tipo 'Eu não quero ir depois desses caras!', porque eles são tão bons! Nós trouxemos um incrivelmente grande show para essa turnê.

Vocês estão indo para a Europa depois dessa turnê. Algum plano para o tempo livre entre os dois?
Nós estamos indo para ir para casa. Brent tem que descansar a voz. Ele não tem permissão para falar durante o dia agora. Ele está em repouso vocal, o mesmo que Jacoby. Portanto, há dois cantores aqui fora que não estão realmente falando muito, é meio agradável [risos]. Tiramos essas semanas de folga, e em seguida, vamos para o Reino Unido. Nós estamos indo só para ficar lá por oito dias, você se prepara mentalmente para turnês como se fosse ficar fora cinco semanas, mas oito dias serão como férias.

Qual é o status dos covers gravados? Eu sei que originalmente eles seriam liberados através do YouTube.
Um que eu tenho certeza que não fizemos foi do Bon Jovi. Ele tem dinheiro suficiente e não precisa de mais [risos]. Eu não tenho certeza de como está indo isso. Originalmente, nós só vamos liberá-los no YouTube, já que você não precisa de permissão para postar, obviamente, porque as pessoas fazem covers no YouTube todos os dias. Mas, eu acredito que os fãs realmente querem isso para download então, eu acho que é onde a burocracia surgiu. Agora vamos liberá-lo como um EP com apenas Brent e eu, acredito que vai sair durante os feriados.

Vamos falar sobre o estado da indústria da música. Em 2003 o seu álbum de estreia ‘Leave a Whisper’ ganhou disco de platina, mas só alcançou a posição nº 53 na parada de álbuns. Dez anos mais tarde ‘Amaryllis’ teve vários singles de sucesso, estreou como nº 4, e não passou de ouro ainda. Em 2003, ele provavelmente teria sido tripla platina. Existe alguma coisa que pode ser feita para endireitar o navio no mundo da música quando se trata de um recorde de vendas?
Eu acredito que há uma curva chegando quando descobriram essa coisa com Spotify. Eu posso lhe dizer o número exato agora. 'Sound of Madness', todo o álbum, as músicas de 1 a 11, foram transmitidas 27 milhões de vezes no Spotify. Isso é o que: 11 milhões de registros? Foi lançado em 2008 e está perto de dupla platina. Eu não estou reclamando. Nos dias de hoje é inédito para uma banda de rock que lançou um disco naquele ano.

'Amaryllis' tem 10 milhões de streams, no início ao fim. 'Us and Them', um disco que é ouro, tem 16 milhões de streams. Eu acho que, eventualmente, a RIAA (que certifica álbuns de ouro e platina), a indústria fonográfica e Spotify vão chegar a um acordo onde se certificam streams como registros.

Vamos dizer que a cada três milhões de streams é ouro. Ou eles podem baixar a taxa, onde 250 mil registros seria de ouro e 500 mil registros é de platina. No Canadá, 50 mil é um disco de ouro. 100 mil é a platina. 'The Sound of Madness' só ganhou disco de platina no Canadá na semana passada. Eu descobri no Twitter [risos].

Eu acredito que os "prêmios" têm de mudar para o novo modelo de negócio, se não desencoraja os artistas a não fazer música. Eu acho que existem alguns artistas que são como: "Para que eu estou fazendo isso?". Fico chateado por saber que há um jovem de 15 anos sentado em uma garagem em algum lugar, e que com a forma como o modelo de negócio atual está, nunca vai chegar a um disco de platina. Ele pode, mas será muito mais difícil do que costumava ser.