Pop Counter//Culture: Entrevista com Zach Myers

O site Pop Counter//Culture realizou uma entrevista com Zach Myers durante a passagem da banda em Vancouver para a realização do show de abertura para o KISS. O guitarrista falou sobre vários assuntos, como bullying, os álbuns do Shinedown, sua motivação para ter tornado um músico e etc.

Confira:

Quando você acaba de lançar internacionalmente o seu álbum de estúdio para uma legião de fãs; quando você já realizou mais de cem shows em um período de três anos, em apoio do seu último disco; quando estiver por aí durante os últimos doze anos e ainda continuar forte, a estrela do rock não chegou a cobrir.

Shinedown é mais uma encarnação do que talento e trabalho duro podem realizar. E do que o trabalho duro continua vindo e vindo. Os garotos estão de volta na estrada mais uma vez para promover o álbum seguinte do grande sucesso de 2008, The Sound Of Madness. O mais recente álbum, Amaryllis, até agora gerou quatro singles e três já atingiram o número um no chart da Billboard Alternative.

Durante o show de abertura em Vancouver para a banda KISS, os quatro meninos - Brent, Barry, Zach e Eric se dividiram para ansiosamente para aguardarem os jornalistas de internet e rádio. O guitarrista Zach Myers se juntou ao Pop Counter//Culture para discutir o tema bullying, a luta pelas fantasias, como ele se sente sobre estar longe de casa e por que ele precisava se tornar um músico.

 
O quão legal é estar em uma banda de rock norte-americana e não se importar com os lugares diferentes que você visita ou com as pessoas que você encontra, você sempre pode se conectar através de sua música?
É incrível. Fazemos para isso. Nós nunca fomos uma banda que escreve músicas sobre briguinhas de garotas ou músicas sobre sexo, o que parece ser o truque para algumas pessoas agora. Eles escrevem uma música sobre algo estúpido e assim explode por um ano, mas depois está feito. Acho que sempre confiamos em escrever músicas sobre o que sabemos e em sermos fiéis e honestos com nossos fãs, e eu acho que é onde nos conectamos. Para nós essa é a parte legal sobre isso.

Amaryllis é uma grande metáfora para o nome do novo álbum. Onde vocês encontraram ou souberam mais sobre esta flor especial?
Estávamos escrevendo as músicas para o álbum. Eu não vou dizer que estava escrevendo sobre as mesmas coisas, mas nós meio que estávamos. Estávamos ficando preso em assuntos de modo que nos deu um projeto. Foi como, "Ok, vamos nos separar. Vá à praia, na internet ou para a biblioteca -. Basta ir em algum lugar". Dave Bassett, que é como o quinto membro da banda, ele veio com a ideia da amarílis e aí surgiu o nome do álbum.

"Bully" é o primeiro single do novo álbum. Por que foi importante para você escrever e gravar uma música sobre um tema que ainda é prevalente em escolas, locais de trabalho, internet, etc?
Você disse que "ainda" e eu acho que esse é o motivo. Nós estávamos escrevendo para o álbum, eu, Brent e Dave estávamos em Los Angeles e vendo todas essas coisas on-line e na CNN e MSNBC - todos esses meios de comunicação começaram a falar sobre o bullying no dia anterior. Bullying está sendo tratado como uma epidemia. Eu fui intimidado na escola e o Brent também. Eu acho que todos nós fomos. Eu já fui empurrado em armários por jogadores de futebol. Foi também como um "você não tem que recuar". Se alguém está abusando mentalmente ou fisicamente de você, empurre. Seja mais esperto que eles. Seja maior. Nem sempre você tem que ir embora. Às vezes você tem que se levantar por si mesmo. Nunca desista de seu amor-próprio, porque alguém que é mais ignorante do que você.

Eu não sei se você teve a oportunidade de ler os comentários no Youtube sobre o clipe de "I'll Follow You", mas o comentário que está no topo diz o seguinte: "Minhas finanças ainda não sabem, mas eu estou andando até ao altar com essa música". Como você se sente ao saber que sua música convida os estranhos para a vida?
Que legal. É por isso que fazemos músicas. Nós sabíamos que "I'll Follow You" seria uma música especial, mas por ser parte da vida de alguém, nós não percebemos que, até há cinco meses esta poderia ser uma música de casamento. Isso é ótimo! O problema é que muitas vezes as pessoas nos perguntam sobre o que as músicas são e eu realmente não quero responder a essa pergunta, porque, veja, eu não quero saber o que sobre o que é "Hallelujah", você sabe? Eu amo Leonard Cohen e Jeff Buckley, mas eu não quero saber sobre o que é essa música, porque eu tenho a minha própria interpretação. Eu acho que temos sorte de ter pessoas que se importam, mas queremos que as pessoas façam seus próprios julgamentos sobre as músicas. Queremos que elas sejam sobre o que as pessoas querem que elas sejam. Essa é a beleza da música.

Sinceramente falando, o vídeo da música de "Enemies", foi uma manobra para cumprir todas as suas fantasias de luta?
 Realmente foi uma ideia do Brent e foi mais para ser engraçado e satírico. Nós fomos incríveis, mas há momentos em que você quer socar o seu baterista na cara [risos]. Esse vídeo é sem dúvida o mais divertido que já fizemos.

O que passa pela sua cabeça quando você aparece em um estádio, faz a passagem de som com milhares de lugares vazios e, em seguida, depois de algumas horas, toca para uma casa cheia?
É estranho. Eu gosto de ver lugares vazios, não quando nós estamos tocando, mas o antes e o depois. A passagem de som e depois do show, para mim é quando eu volto para os meus 14 anos. Eu gosto de perceber que quando eu era criança eu estava lá fora. Eu acho que para mim, durante a passagem de som, é uma coisa mais íntima, porque eu estou tentando descobrir como chegar até o garoto lá em cima no topo. Como você pode fazê-lo sentir tão envolvido quando ele está tão longe? E no final da noite eu gostaria de ir lá em cima, quando equipe está desmontando todo o palco, e perceber o quão sortudo eu sou por estar onde estamos. Me lembro de ser o garoto que estava sentado lá.

Você e Brent tocam sets acústicas também. Você acha que quando você tocar uma música acústica, muda a emoção da música?
Sim, eu acho que quando você toca uma música acústica, você nunca toca a mesma música do mesmo jeito. Há algo sobre a voz de Brent e com apenas um violão, é apenas mágico. Há uma bondade em sua voz. Você começa com cada aspecto dele quando é apenas um violão.

 
Com o Shinedown, há um intervalo com poucos anos entre cada lançamento de álbum. O que aconteceu durante este período?
Eu vejo esses comentários o tempo todo, porque estamos tão envolvidos nas redes sociais. Acho que as pessoas acham é só fazer um álbum, sair em turnê e ficar dois anos fora. Não é nosso o caso. Nós fazemos um álbum, saímos em turnê por três anos, levamos oito meses para fazer um álbum e depois estamos de volta. Nós viajamos com o The Sound of Madness para 447 shows em 34 meses. Nós levamos um ano para fazer Amaryllis, porque o The Sound of Madness foi muito importante para nós. Para tentar seguir foi difícil. Nós levamos o nosso tempo para fazer um álbum e pensamos se nossos fãs gostariam.

Qual foi a sua maior motivação para se tornar um músico?
Eu não tenho nenhuma. Ninguém da minha família toca música. Eu sou a primeira pessoa da minha família a fazer isso. Eu queria fazer algo que fizesse com que as pessoas sentissem alguma coisa. Eu não era um aluno ótimo. Quando eu fiz o meu trabalho escolar tirava um A, mas na maioria das vezes eu tirava um F porque eu me aborrecia e eu não queria fazê-lo. Eu sabia que não ia ser um cientista ou um médico. Eu queria fazer algo que mudasse a vida das pessoas. Eu tinha que fazer isso rápido. Foi talvez a única coisa que eu escolhi rapidamente. Eu não posso dizer que salvou a minha vida. Mas eu fiz isso por uma necessidade, para mim mesmo, para sentir alguma coisa e, eventualmente, para fazer os outros sentirem algo e de alguma forma isso funcionou.