Alternative Addiction: Matéria com Barry Kerch #6











Segue abaixo a penúltima parte da matéria que foi realizada com Barry Kerch pelo site  Alternative Addiction, nesta parte o baterista falou sobre os álbuns anteriores da banda, a música I'll Follow You, religião e também sobre a música Miracle.
Confira:
A progressão muitas vezes passa despercebido de álbum para álbum, mas a banda claramente progrediu desde 2003 com o álbum 'Leave a Whisper'.

"Bem, é realmente uma banda diferente agora não é?", O baterista continua, tentando se lembrar de tanto tempo atrás."Há músicos diferentes, níveis diferentes de musicalidade, e isso não é desrespeitar o que os outros caras fizeram para a banda desde o início. Mas realmente é de se esperar que dez anos tenham nos aperfeiçoado, e melhoramos não só nas composições, mas também na musicalidade. Nós temos um time melhor agora e aprendemos com nossos erros. A primeira vez que você entra em um estúdio é completamente diferente da quinta vez que você entra, você sabe o que funciona melhor e o que não funciona, assim você pode melhorar de álbum para álbum ".

Interrupções em uma banda e reestruturações muitas vezes passam despercebidas e quando os membros vão embora, dependendo de suas funções, pode ser uma transição suave ou prejudicial.
"Foi difícil no momento." Kerch admite com algum pesar. "Não foi muito divertido quando nós tivemos que deixar os membros originais pra trás. A decisão foi forçada sobre nós, e realmente não foi fácil, foi como um divórcio. Tivemos que deixá-los ir por uma série de razões, abuso de drogas, diferenças musicais, havia muitas razões. No final, se não tivesse feito isso Shinedown não estaria aqui e nesta capacidade. Todo mundo está melhor."

Os membros mais recentes, Zach Myers (guitarra) e Eric Bass (baixo) parecem ter acrescentado uma nova dimensão ao som e à visão da banda, Kerch concorda.
"Bem, Eric é multi-talentoso, ele toca teclado e nos deu algo a mais, além disso, o som do teclado veio na música mais puramente por causa do Eric, "I'll follow You" do novo álbum é muito pesada e o teclado foi idéia do Eric; riff do Eric. Parte do material tem uma outra cara porque ele têm influencido muito nos dois últimos cd."
Tradução por: Ana Fürs

Certamente uma banda deve sobreviver através de seus hits tocando nas rádios, o que leva a recorde de vendas, e isso não têm nada a ver com integridade artística. Kerch concorda.

"Você quer ser tocado na rádio, é simples." "É uma carreira e este é o lado comercial das coisas de modo que tem que acontecer. Nós somos reconhecido quando tocamos na rádio, principalmente pela voz facilmente reconhecida do Brent, mas realmente não é um esforço consciente para escrever um hit, só tentamos escrever boas músicas e do jeito que somos garante algo que é bom para o rádio também. As pessoas estão famintas por música rock de qualidade, porque a cena musical não tem sido tão grande nos últimos anos. Se você assistir ao Grammy você pensa, oh realmente? É este o melhor que temos a oferecer? Há bandas lá fora, mas não há reconhecimento. Algumas coisas que são adoradas soam muito pobre para mim e eu vou te dizer os nossos gostos são muito variados."

Shinedown categoricamente não é uma banda cristã, embora não seja difícil ficar realmente confuso quando você ouve algumas das letras das músicas. Kerch aprecia isso.

"Bem Brent é um cristão.", Ele diz com orgulho. "Ele foi criado como uma criança Batista do Sul de Knoxville e isso está enraizado nele. Ele acredita em Deus e na Bíblia, mas isto não abrange a banda. Eu não sou um cristão embora eu acredite em alguma coisa. Fui criado como católico, então eu tenho respeito por isso e respeito por minha família, mas isso realmente não combina comigo. Eu também sou fascinado em religiões do mundo e eu tenho uma licenciatura em antropologia, então eu acho fascinante como as religiões são próximas umas das outras, o Islã não é realmente muito distante do Cristianismo e assim por diante. Vamos concordar que teremos que encarar um cara barbudo no céu e ninguém sabe quem ou o que é. Zach também é cristão e Eric pensa mais como eu... "

Assim, talvez as pessoas possam parar de especular as conotações possivelmente existentes em "Miracle in Me"?
"Na verdade é sobre o filho do Brent.", O baterista revela. "Trata-se de seu filho nascer e do milagre que salvou sua vida. Posso me relacionar com isso porque a minha filha têm um ano de idade agora. É a minha canção favorita no álbum."