Por trás de "The Sound of Madness" com Barry Kerch

Segue abaixo a tradução de uma entrevista que foi realizada em 2009 com Barry Kerch, no qual ele fala a respeito do álbum The Sound Of Madness, seus problemas no braço e pulso, o produtor Rob Cavallo e mais.

Confira:

Shinedown está de volta ao estúdio com o produtor Rob Cavallo, trabalhando no álbum sucessor de The Sound Of Madness, lançado em 2008. O grupo estava em turnê por mais de dois anos, graças ao enorme sucesso do álbum. Aqui está um olhar para trás em uma entrevista de 2009 com Barry Kerch, que teve lugar durante essa turnê.

Às vezes é um álbum ou apenas uma canção, talvez um riff de guitarra, e às vezes é uma voz. Isso tem um efeito, que te move emocionalmente, você sabe que é especial. Milhões de fãs já ouviram falar em Shinedown e do vocalista Brent Smith, e assim foi com o baterista Barry Kerch na primeira vez que ouviu Smith cantar.

"Absolutamente", diz ele. "Eu estava morando em Orlando, nos preparando para ir para Jacksonville, quando ouvi um demo. Ele tinha a convicção de Otis Redding com o som de Chris Cornell, e foi realmente isso”. Poucos meses depois, Kerch fez um teste para a banda que se tornou Shinedown, que inclui o guitarrista Zach Myers e o baixista Eric Bass.

O álbum de estréia do Shinedown, Leave A Whisper (2003), é de platina, e seu segundo, Us And Them (2005), é ouro. A banda é a atração principal enquanto faz turnê com seu terceiro álbum, The Sound Of Madness, de ouro. O single "Second Chance" é de platina, e seu mais recente single, "Devour", continua em sua série de canções No.1, tornando a banda 10 para 10 nos lançamentos. Embora tenham acumulado uma incrível série de hits, "Second Chance", com sua combinação de mensagem comovente e com a voz apaixonante de Smith, tem levado particularmente a banda para o próximo nível, evocando uma resposta esmagadora dos ouvintes.

O baterista Barry Kerch falou sobre o que significa uma banda quando uma música afeta tantos ouvintes, como a música ainda toca sua alma, e como é ser o cara que tem que segurá-la a cada noite.

Quando as gravações para este álbum acabaram para a banda e o álbum foi ouvido como um projeto acabado, você sentiu que você tinha feito algo realmente especial e que tinha o potencial de atingir tantas pessoas?

BK: Você espera por isso. Foi um trabalho com muito amor, um álbum muito pessoal e autobiográfico. Levou 18 meses para fazer este álbum, e gostamos de ouvir que ele mexe com as pessoas. Nós somos o tipo de banda que é muito ligado em sua audiência. Nós estamos agradecidos de nossos fãs. Porque é o nosso terceiro disco, tínhamos muito a provar. Nós não estávamos muito orgulhosos do nosso segundo trabalho. Ele foi levado às pressas, e desta vez queríamos provar que esta banda está aqui para ficar. Demorou muito para ter essa sensação com esse álbum.

"Second Chance" é uma música tão poderosa. É interessante que as canções que foram tão pessoais para a banda já se tornaram uma fonte de esperança e saída para alguém.

BK: É uma honra ter pessoas que se agarram a um álbum e em uma música que têm uma ligação em suas vidas. A arte da música é universal, e eu entendo isso. Há álbuns que me faz sentir algo que não posso descrever, e se a nossa faz isso para outras pessoas, quando dizem, "'Second Chance' significa 'isso' para mim", que é o maior privilégio.
Créditos da entrevista Examiner.com (Em inglês)

Eu sei o que era para mim ter TheDownward Spiral do Nine Inch Nails quando eu estava fazendo a grande transição de adolescente a adulto jovem, indo para a faculdade, a solidão de sair de casa. Eu ainda ouço esse álbum quando estou de bom humor ou deprimido. Quando estou de bom humor, eu ainda sou movido por James Brown. Eu estava com provavelmente 10 ou 12 anos quando ouvi “I’ve Got That Feeling” e "Mother Popcorn". A percussão sobre esses registros é tão complexo, é muito difícil de replicar, porque às vezes há dois bateristas tocando juntos. Há a profundidade de encaixe e, ao mesmo tempo isso faz você querer dançar. E se isso não acontecer, você não sabe a música! James Brown foi um músico incrível. Você ouve histórias sobre ele demitindo pessoas, porque tinha que ser preciso e perfeito. Ele vem através de suas gravações.

Olhando para o processo de Shinedown após o primeiro álbum para o terceiro, e também para as mudanças que aconteceram com você, o que tem sido a força de estabilização para fazer vocês continuarem?

BK: Duas coisas. A primeira, nossos fãs. Brent e eu nunca iremos deixar a banda morrer. Seria muito deprimente. Segunda, eu sou o rock desta banda, o estável e a voz da razão, para melhor ou para pior. Eu não sou o criador, eu sou o baterista e aquele que mantêm todos juntos. Brent é um vocalista típico. Eu o amo até a morte e ele é um querido, mas você nunca sabe quem você se tornará! Mas continuamos indo e crescendo e não paramos. Fui casado por sete anos, e eu vi minha esposa com um total de um terço desse tempo.

Quando vocês acumularem uma série de singles Top 10, como vocês irão manter tão confortáveis dentro de sua própria trajetória?

BK: Nós não deixamos esse tipo de sucesso chegar a nossas cabeças. Essa é a primeira coisa. A segunda é que todos nós fomos criados no Sul, onde sua mãe te criticava e fazia você voltar para baixo se você fosse egoísta! E terceiro não estamos onde queremos estar. Essa indústria tem um teto de vidro, e quando você se esforça para alguma coisa, você não pode ser confortável, principalmente porque há sempre novas bandas jovens que querem destruí-lo porque está com fome também. Por isso é sempre sobre o que está ao lado e onde você pode tomá-lo.

O site da banda está cheio de blogs de membros individuais com vídeos, behind-the-scenes. A Internet mudou o campo de jogo de um jeito que as bandas podem se comunicar com os fãs, responder as suas perguntas.

BK: É uma faca de dois gumes, com certeza. Todos esses estabelecimentos são absolutamente incríveis, mas ao mesmo tempo, há uma perda de todo o senso de privacidade, bem como perder o recorde de vendas que as bandas precisam para sobreviver. Dez ou doze anos atrás, você poderia ter vendido multi-milhões de discos e ir bem. Agora você tem a turnê de mercadorias que não param e vendem para fazer um centavo. Eu não sou um grande fã das coisas de redes sociais. Isso faz com que bandas perca todos os seus mistérios. Nos anos 70, bandas como Led Zeppelin tinha a mística e intriga que fizeram eles legais. Sem mais.

Vamos falar sobre Rob Cavallo e o trabalho monstro que ele fez na produção de "big drums", que nem sempre são dados nos registros. Você realmente conduziu o álbum, claramente, isso não foi feito na caixa e eletronicamente.

BK: Rob estava interessado em trabalhar conosco. Ele não nos conhecia, e ele ouviu algo nesta banda que ninguém mais havia capturado. Ele viu o retrato grande. Rob se orgulha em obter grandes sons de bateria. Além disso, aquelas coisas que você mencionou são contra todas as minhas regras. Por que ter um baterista se você não vai deixá-lo tocar e obter grandes sons? Tendo o nosso álbum masterizado por Chris Lord-Alge também colocou algumas reviravoltas na mesmo com sinal de sons que ele colocou por baixo. Todos esses elementos combinados criaram os resultados que queríamos. Nós queríamos um disco que soasse maior que a vida, e eu acho que nós conseguimos isso.

Como você consegue aquele "Grande Som"?

BK: É rock. É básico. Eu uso um kit do Pearl Reference Series com um bumbo de 24x16, Tom-tom de 13x9, Surdo de 18x16, Tom-tom de 14x14 [a esquerda do chimbau], quatro pratos, um prato de condução, e um trigger pad live para fazer todo o lugar tremer. Eu uso baquetas Pro-Mark 747, mas porque eu tenho uma combinação de cotovelo de golfe, cotovelo de tenis e túnel do carpo no meu braço direito e no pulso, eu estou pisando até 720’s para ajudar a minha mão e ser mais relaxado.

Quando você desenvolveu os problemas com o seu braço e pulso?

BK: Eu quebrei meu braço direito quando eu era criança, e com 27 anos batendo em coisas, isso é o que aconteceu. Estou fazendo fisioterapia, massagens, alongamentos e tomando Advil. Eu não estou fazendo cirurgia. Eu sou muito jovem, eu poderia precisar de uma cirurgia mais tarde, então por que se preocupar.

Faz sentido. Bateristas sempre obtêm créditos suficiente? Pessoas contam piadas de baterista, mas acelera uma noite no palco para o inferno e vê o que acontece com o resto da banda ...

BK: É frustrante, porque ás vezes nós somos o alvo de piadas. Eu tenho que defender a mim mesmo. Se o meu cantor tem uma noite difícil, ele pode mudar de passo ou pular um par de palavras. O guitarrista e o baixista pode pular algumas notas ou pular um solo em uma noite difícil. Eu não posso fazer nada disso. Eu não posso deixar de tocar a caixa e o pedal. Eu tenho que dar 100 por cento de cada vez. Se eu deixar perder a batida, eles estão perdidos, a canção acabou. Eu não tenho o luxo de estragar.

Oito anos juntos: Como vocês continuam a desafiar uns aos outros?

BK: Lotes de álcool e de puro ódio! Nos damos bem. Nós cuidamos uns dos outros. Todo mundo tem seus dias ruins, mas nós trabalhamos com eles sem rancores, e essa é a chave para o sucesso. Alguém vai te chatear, ou vai existir a coisa de dinheiro, uma decisão estúpida, o líder recebe toda a atenção e os outros caras ficam com inveja - isso acontece em todas as bandas, todos eles são acusados. Mas se você está disposto a trabalhar com as coisas e deixá-las ir, é assim que uma banda continua.